Esporte

Julgamento de Robinho em caso de estupro terá transmissão ao vivo; saiba detalhes

Divulgação/Santos
Robinho foi condenado a nove anos de prisão por um estupro cometido na Itália  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Santos
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 15/03/2024, às 07h02


FacebookTwitterWhatsApp

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) fará transmissão ao vivo da sessão de julgamento do pedido do governo italiano para que Robinho cumpra pena no Brasil. O ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão, no país europeu, por estupro coletivo.

O julgamento está na pauta da sessão da Corte Especial do tribunal marcada para o dia 20, a partir das 14h. A sessão será presencial e a transmissão será feita no canal do STJ no Youtube.

Ex-jogador do Santos e da Seleção Brasileira, Robinho recebeu sentença de prisão da Justiça italiana, mas está em liberdade no Brasil porque a legislação impede a extradição de brasileiros natos.

O julgamento no STJ será do pedido de homologação da sentença da Itália. Com a homologação, a Itália pede que o ex-atleta cumpra a pena pelo crime em solo brasileiro. Os ministros vão analisar se a sentença cumpre requisitos formais (se foi proferida por autoridade competente no exterior, se o réu foi citado, se a decisão não ofende a ordem pública brasileira, entre outros).

Robinho foi inicialmente condenado em 2017, recorreu e teve as tentativas esgotadas em 2022, com trânsito em julgado na Itália.

RELEMBRE O CASO

O caso aconteceu em Milão, na boate Sio Cafe, durante a madrugada de 22 de janeiro de 2013. A vítima é uma mulher albanesa que, na época, comemorava seu aniversário de 23 anos. Além de Robinho, que então defendia o Milan, e Ricardo Falco, outros quatro brasileiros foram denunciados por terem participado do ato.

Robinho foi condenado a nove anos de prisão pela participação do estupro coletivo. A vítima disse que foi embriagada e abusada sexualmente pelos homens enquanto estava inconsciente.

Os advogados do ex-atleta alegaram que a relação foi consensual. Robinho também foi condenado a pagar uma indenização à vítima no valor de 60 mil euros (cerca de R$ 323 mil).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp