Esporte

Líderes de torcida do Vitória divulgam nota de repúdio e criticam policiamento nos estádios; confira

Reprodução/Instagram @leoasdabarraoficial
"Pedimos que os clubes, incluindo o Vitória, prestem atenção na misoginia nos estádios", diz parte da nota das líderes de torcida do Vitória  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @leoasdabarraoficial
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 02/09/2023, às 11h06


FacebookTwitterWhatsApp

As Leoas da Barra, grupo de líderes de torcida do Esporte Clube Vitória, divulgou uma nota de repúdio após o último empate do clube, contra o Mirassol, no Barradão, nesta sexta-feira (1º). Segundo elas, uma "torcedora" procurou confusão, as xingando e ameaçando agredi-las.

Através da conta oficial das Leoas no Instagram, elas divulgaram uma nota extensa, relatando um longo histórico de xingamentos e objetificações, tanto no Barradão quanto na Fonte Nova, vindo da própria torcida rubro-negra.

"Somos até acostumadas com as pessoas gritando e AFIRMANDO que somos 'p****' , 'interesseiras', que só queremos jogadores. [...] Mas existem ocasiões que esse ódio por mulheres ultrapassa os limites", diz uma parte da nota.

"Hoje, contra o Mirassol (01/09/2023) uma 'torcedora', que nunca vimos, mais uma vez veio procurar confusão. Não sabemos se a tal rivalidade feminina a afetou, enfim...", relatam. "Nos xingou, com palavras de baixo calão, ameaçou nos bater, e claro, nossas Leoas não deixaram barato", continuam.

Segundo a publicação, elas informaram a polícia sobre o ocorrido, porém receberam risadas como resposta. "Pra que serve a polícia no estádio? Não sabemos. Se a gente revidasse, provavelmente seríamos culpadas", lamentam.

As Leoas finalizam a nota fazendo um pedido de atenção ao próprio clube e garantindo que irão expor todo tipo de humilhação sofrida.

"Pedimos que os clubes, incluindo o Vitória, prestem atenção na misoginia nos estádios, e enquanto nós, animadoras (principalmente), somos os alvos fáceis", diz a nota. "Não mais aceitaremos, e partir de agora, iremos expor todo tipo de humilhação sofrida dentro desse espaço masculino e machista, por parte dos homens, e competitivo e machista, por parte das mulheres", finalizam.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp