Olimpíadas

Brisbane, na Austrália, vai sediar Olimpíada de 2032

COI (Comitê Olímpico Internacional)
Cidade foi eleita nesta quarta (21), em evento do Comitê Olímpico Internacional em Tóquio  |   Bnews - Divulgação COI (Comitê Olímpico Internacional)

Publicado em 21/07/2021, às 06h58   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

A cidade australiana de Brisbane vai sediar a Olimpíada de 2032. O COI (Comitê Olímpico Internacional) aprovou a escolha da sede nesta quarta-feira (21), em eleição realizada durante sessão da entidade em Tóquio.

A cidade teve 72 votos de um total de 80 possíveis entre membros do COI. Cinco integrantes votaram contra e três se abstiveram, segundo resultado divulgado pela entidade.

A Austrália sediou os Jogos pela última vez na edição de Sydney-2000. O país tem tradição na realização de grandes eventos esportivos.

Brisbane se torna a terceira cidade australiana a receber uma Olimpíada. Em 1956, na primeira vez, a sede foi Melbourne. Centenas de pessoas nas ruas de Brisbane acompanharam o anúncio, em um telão.

The IOC has voted and named Brisbane the 2032 Olympic and Paralympic Games Host City! #Brisbane2032 @IOCmedia pic.twitter.com/PpEnn6Ktov

— Brisbane City (@brisbanecityqld) July 21, 2021
Além de ser acostumada com competições, a cidade ganhou pontos pelo clima favorável e por seu alto percentual de estádios já construídos. A cidade fica no estado de Queensland, na região nordeste do país.

Indonésia, Budapeste (Hungria), China, Doha (Qatar) e Ruhr Valley (Alemanha), dentre outros lugares, também tinham manifestado interesse em receber o evento.

Em fevereiro deste ano, no entanto, o COI deu prioridade para Brisbane apresentar a candidatura, o que praticamente garantiu sua escolha para 2032.

Em 2019, o comitê alterou as regras para reduzir custos e tornar o processo mais simples para as cidades candidatas. Não há mais campanhas oficiais para as sedes antes de um processo eleitoral, como acontecia no passado.

No caso da Olimpíada do Rio-2016, por exemplo, a corrida para angariar apoios contra outras concorrentes gerou acusações de compra de votos que estão na Justiça e provocaram a queda do ex-presidente do Comitê Olímpico do Brasil Carlos Arthur Nuzman.

Agora, o COI coloca em votação a sua cidade de preferência, após as avaliações da comissão. Isso também evita que candidaturas percam dinheiro com campanhas grandiosas de promoção, mas gera críticas sobre direcionamentos. John Coates, vice-presidente do COI e um dos seus principais dirigentes, é australiano.

Matérias relacionadas:

Tóquio: seleção masculina treina pela 1ª vez com os 22 convocados

Chefe da Tóquio 2020 não descarta cancelamento de última hora

Ex-atletas revelam segredos sobre sexo na Vila Olímpica durante os Jogos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp