Esporte

Olimpíadas Paris: Cinco curiosidades sobre a participação brasileira na história dos jogos

Foto de Bryan Turner na Unsplash
Lista de curiosidades elencadas pela equipe do BNews reúne recordes do desempenho brasileiro na história dos jogos  |   Bnews - Divulgação Foto de Bryan Turner na Unsplash

Publicado em 08/04/2024, às 05h00   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

As Olimpíadas são um evento que reúne o mundo em torno do esporte, e o Brasil sempre teve um papel de destaque nesse cenário. Ao longo de sua história olímpica, o país acumulou momentos e histórias marcantes, protagonizadas por atletas que representam o espírito brasileiro. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A equipe do BNews preparou uma lista com cinco curiosidades que marcaram a participação do Brasil nas Olimpíadas. Confira: 

Gol Mais Rápido do Futebol Olímpico 

Em 2016, Neymar Jr. quebrou o recorde de gol mais rápido do futebol masculino olímpico, apenas 14 segundos após o início da partida contra Honduras, pela semifinal da competição no Rio de Janeiro. O jogo terminou 6x0 e, com a conquista, o brasileiro desbancou o recorde da canadense Janine Beckie, que era de 19 segundos. 

Maior Participação Feminina em uma edição dos jogos olímpicos

Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Brasil terá, pela primeira vez em sua história, uma delegação olímpica composta por mais mulheres do que homens. Das 162 vagas confirmadas para a disputa até aqui, 100 são para mulheres e 47 para os homens. Além disso, o País ainda tem 15 vagas sem gênero entre o hipismo e natação. Em ambos os casos, mais mulheres aparecerão na lista e aumentarão ainda mais esses números.

Acompanhe a cobertura do BNews nas Olimpíadas de Paris.

Primeiro atleta a ganhar uma medalha de ouro pelo Brasil 

Há 100 anos, em 3 de agosto de 1920, o Brasil alcançou o mais alto lugar do pódio olímpico pela primeira vez, na modalidade de tiro esportivo, nos Jogos de Antuérpia, na Bélgica, quando Guilherme Paraense conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil na história olímpica.

Antes do Paraense se tornar o primeiro campeão olímpico do país, o Brasil já havia subido ao pódio. Em 2 de agosto, na competição de pistola 50m por equipes, a equipe composta por Paraense, Afrânio da Costa, Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade conquistou a medalha de bronze. No mesmo dia, Afrânio da Costa obteve a prata na prova de pistola livre de 50m com 60 tiros.

Maior Recordista brasileiro 

Os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt detêm o recorde de medalhas olímpicas, cada um subindo ao pódio cinco vezes. Porém, Scheidt possui uma pequena vantagem. Ambos foram bicampeões olímpicos, mas o paulistano de 48 anos acumula duas medalhas de prata, enquanto Torben tem apenas uma. Em relação aos bronzes, a situação se inverte. 

Primeira vez que o Brasil sediou os Jogos Olímpicos 

Em 2016, o Rio de Janeiro sediou os Jogos Olímpicos e Paralímpicos pela primeira vez. A competição teve duração de 17 dias e contou com a participação de 10.500 atletas de 206 países. 

Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp