Olimpíadas

Isaquias ganha prata e se torna o 1º do país com três pódios em uma Olimpíada

Publicado em 20/08/2016, às 09h43   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O baiano Isaquias Queiroz, 22, tornou-se neste sábado (20) o primeiro brasileiro a medalhar três vezes em uma única edição dos Jogos Olímpicos. Ele e o parceiro Erlon Souza levaram a prata na prova do C2 1.000 m da canoagem velocidade, disputada na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio. Eles chegaram atrás dos alemães Sebastian Brendel e Jan Vandrey (3min43s912).

Isaquias já havia sido medalhista de prata no C1 1.000 m e de bronze no C1 200 m. Até os Jogos do Rio, a modalidade jamais havia subido ao pódio em Olimpíadas.

O canoista estava empatado em número de conquistas em uma única edição com os atiradores Guilherme Paraense e Afrânio da Costa (1920) e os nadadores Gustavo Borges e Cesar Cielo (2008).

Esta é a primeira Olimpíada de Isaquias, que não obteve classificação para disputar Londres-2012 e imaginou que sua carreira competitiva no alto rendimento estivesse encerrada.

A chegada do técnico espanhol Jesús Morlán ao Brasil, em 2013, contratado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), mudou o panorama. O baiano obteve seis medalhas em Campeonatos Mundiais e três no Pan de Toronto entre 2013 e 2015 e chegou à Rio-2016 como um dos nomes mais badalados da delegação.

Entre estas medalhas em Mundiais estava o ouro no C2 1.000 m ao lado de Erlon, com quem voltou a obter um grande resultado neste sábado.
Isaquias descobriu a canoagem em 2005 por meio de um projeto social em sua cidade natal, Ubaitaba. O esporte surgiu como uma compensação para um jovem que havia sofrido dois episódios traumáticos na infância, que incluíram uma retirada de rim -após cair de uma árvore- e uma lenta recuperação depois de se queimar com água escaldante.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp