Esporte

Saiba quem é o brasileiro que comanda o time de Cristiano Ronaldo na Arábia

Divulgação // Arquivo pessoal
Pernambucano Marcelo Salazar, de 48 anos, ocupa o posto de executivo de futebol da equipe de Cristiano Ronaldo na Arábia  |   Bnews - Divulgação Divulgação // Arquivo pessoal
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 15/11/2023, às 06h44


FacebookTwitterWhatsApp

O Al-Nassr deixou de ser um clube conhecido apenas como um dos maiores da Arábia Saudita e se transformou em uma equipe global desde que o craque Cristiano Ronaldo chegou. O que pouca gente sabe é que o clube da cidade de Riad tem o futebol comandado por um brasileiro, segundo o Uol. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Trata-se do pernambucano Marcelo Salazar, de 48 anos, que ocupa o posto de executivo de futebol da equipe de CR7. A chegada ao clube se deu com participação de Mano Menezes, primeiro para integrar a comissão técnica, e em seguida para função de diretor executivo de futebol.


"A esfera política tem muita relevância no futebol saudita. Desde junho desse ano, 75% de nosso clube foi adquirido pelo fundo soberano de investimento do Reino da Arábia Saudita (PIF). O executivo deve ter conhecimento técnico sobre o jogo e entender outros aspectos que cercam o futebol tais como finanças, mercado de transferências, geopolítica, gestão de crises, relacionamento e comunicação. Falo 5 idiomas, entre eles o árabe, e isso é um grande diferencial", contou. 


"Esta é minha terceira temporada aqui. Em maio de 2021, fui campeão da Copa do Rei da Arábia Saudita pelo Al Faisaly, coroando um excelente trabalho de 3 temporadas como auxiliar de Péricles Chamusca naquele clube. Decidi que era hora de dar um salto de qualidade e aceitei o convite do presidente do Al Nassr, Musali Al Munamar, que me recebeu pessoalmente na sua casa e me propôs integrar a comissão técnica de Mano Menezes como auxiliar do clube, para a temporada 21/22. Comecei em julho de 2021", afirmou à publicação Marcelo Salazar, executivo de futebol do Al-Nassr. 


Salazar tem certeza de que foi Cristiano Ronaldo que impulsionou a Liga Saudita e abriu as portas para a chegada de outros craques mundiais, como Neymar, Benzema, Kanté, Firmino e Mané. "CR7 é muito exigente com tudo que está no seu entorno. Ninguém chega e se mantém no patamar que ele está sem um nível de exigência, dedicação, esforço e profissionalismo altíssimo", afirmou.


"A chegada dele foi um plano ambicioso, construído coletivamente e levado a cabo com maestria pelo presidente do clube. Minha relação com ele é amistosa, profissional, sincera e direta. Além de tudo, sou um grande admirador dele. Ele impactou o clube até mesmo antes de chegar, tanto dentro quanto fora de campo. Os níveis de exigência subiram demais e isso mudou o clube de patamar. Nos tornamos uma marca global. Hoje, vemos camisas do Al Nassr no mundo inteiro", completou. 


Nascido em Recife, Marcelo sempre foi apaixonado pelo futebol e desde os 8 anos de idade competia em torneios de futsal. A paixão foi influência do pai, definido por ele como 'craque de bola', e que optou pela medicina como profissão. Em 2001, quando concluiu o curso de educação física, resolveu se tornar profissional, jogando a Liga Nacional pelo Sport/Osasco. Depois disso atuou na Bélgica, na Espanha, defendeu a seleção portuguesa de futsal em dois Mundiais (2004 e 2012) e encerrou a carreira no Kuwait.


Em seguida concluiu todos os cursos de treinador da CBF, e migrou para o futebol de campo como preparador físico do Al-Shabbab, do Kuwait. Após o título nacional e de ser finalista da Copa, aceitou convite de trabalhar no Al-Faisaly com Péricles Chamusca, e o Nassr veio como consequência desse trabalho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp