Salvador

Skatistas de Salvador veem chances de maior incentivo no esporte após medalhas olímpicas

Bruno Concha/Secom PMS
Bnews - Divulgação Bruno Concha/Secom PMS

Publicado em 30/07/2021, às 21h36   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Inspirados pelos skatistas brasileiros Rayssa Leal e Kelvin Hoefler, que levaram a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio, praticantes do esporte em Salvador acreditam em mudanças a partir de agora no incentivo e na estrutura disponível para a modalidade.  

Campeão baiano em 2015, o skatista Rodrigo Santil, de 38 anos, vê a conquista como possível motor para a visibilidade do esporte na Bahia, o que pode ser um motivador para aparecimento de patrocinadores. 

"A gente vê que a procura pelo skate está em alta. Muita gente querendo praticar. Acredito que apareçam mais empresas no Estado que queiram patrocinar e apoiar o skatista", avaliou. 

Além de ser atleta, o skatista também coordena um trabalho social de orientação a crianças e adolescentes que têm interesse na modalidade. 

"Eu vim de uma família humilde, sou da periferia. O skate foi quem me deu uma formação de vida, ampliou as minhas possibilidades e me desviou de caminhos errados. Então, eu tento passar isso para os meninos, principalmente na região do Centro, incentivando a praticar, a participar das competições e ao mesmo tempo orientando sobre a realidade do dia a dia e a não se envolver com drogas", disse. 

Primeira atleta de skate street na Bahia e integrante da Federação Baiana de Skate, Marília Gabriela Souza, de 39 anos, conta que o Brasil é o país com maior número de praticantes do esporte no mundo depois dos Estados Unidos. 

"Não foi surpresa essa medalha ter chegado. Achei até que teríamos mais, diante do nosso posicionamento nos campeonatos mundiais, mas Pâmela estava machucada e as meninas haviam saído do X-game", disse. 
Marília Gabriela também comentou sobre Jefinho, que, para ela, é um dos atletas amadores da Bahia com maior potencial. 

"Um amador nosso que é um dos melhores, e eu estou na torcida, é o Jeferson Santos, conhecido como Jefinho. Eu torço para que ele passe para o profissional logo. Ele está em São Paulo agora. É um dos melhores daqui, filho de skatista, respira o esporte e anda muito", contou

Salvador conta com alguns espaços que possuem pista de skate. O mais novo deles fica no Parque dos Ventos, para a prática do street. Outras estruturas estão localizadas no Parque da Cidade, em São Tomé de Paripe e em diversas praças espalhadas pela cidade. São elas: João Mangabeira, as do Conjunto ACM, na Estrada das Barreiras; Reitor Miguel Calmon, em São Caetano; Stella Maris, na Rua Direta de Stella; Dodô e Osmar, após o final de linha da Ribeira; Conjunto Metro 1, após a Estação Pirajá; e da Matriz, em São Cristóvão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp