Esporte

Treinador do Bahia consegue tranquilidade para "recomeço" de relação com o torcedor

Felipe Oliveira/ECB
Renato Paiva começa a dar sinais que pode tirar algo mais do Bahia  |   Bnews - Divulgação Felipe Oliveira/ECB

Publicado em 23/03/2023, às 06h00   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

Pode ser um início de relação e projeto, mas o Grupo City já deixou uma impressão clara para torcedores e imprensa baiana: respeito aos processos. Quem está envolvido com a cultura do futebol brasileiro pode não estar acostumado, pelo terrível vício de pedir saída de treinadores após uma sequência negativa.

Por aqui, não é difícil encontrar histórias de treinadores que só tiveram 10 jogos ou menos de trabalho. Até mesmo no Bahia da temporada passada (sem SAF), o treinador Guto Ferreira foi demitido após 14 rodadas na Série B e com o time dentro do G4. No total, foram 47 partidas oficiais, com 20 vitórias, 10 empates e 17 derrotas, 49,6% de aproveitamento. 

Virando a página, Renato Paiva foi claro durante a série de maus resultados do Bahia e garantiu tranquilidade na continuidade do trabalho. Não foram palavras soltas pelo ar, foi a certeza que ele está dentro de um projeto que lhe traz segurança. 

"Funciono com as minhas convicções, minhas ideias e com as ideias da estrutura. Muito triste com o resultado, mas tranquilíssimo com o meu trabalho, assim como foi quando ganhamos o Ba-Vi, quando chegamos ao primeiro lugar no Baiano", repetia ele quase como um mantra. 

As palavras não convenceram os torcedores do Bahia, ao menos é o que diz o sócio-torcedor Elder Salles ao Bnews. "Treinador teimoso chegou com discurso de inovação futebol agressivo, mas na prática montou um time frágil e covarde, veio com desculpas de gramados ruins e sem tempo pra treinar( sendo que já sabia a situação), no último jogo parece que achou uma formação em que o time se comportou melhor", bradou.

Sinais

Apesar da decepção na desclassificação na Copa do Nordeste, Renato Paiva colocou o Bahia na final do Campeonato Baiano, feito que o time não conseguia há três anos, e garantiu o time na 3ª fase da Copa do Nordeste. Logo, pode ser dito que ele vem cumprindo metas e é nesse sentido que o sócio-torcedor do Bahia defende o trabalho do português.

"Tenho percebido que Renato Paiva tem realizado muitos testes, torcedor tá insatisfeito com o resultado, mas o cara chegou agora. Nas últimas partidas o time deu uma melhorada e é com esse espírito que queremos o time na Série A. Confio bastante no trabalho dele, já mostrou que é qualificado em outros países ", disse ao Bnews, o torcedor Reinaldo Pataró. 

Contratações e mais contratações

Renato Paiva tem pedido reforços experientes para disputa da Série A, entendeu que seu time é formado por jovens e que não dá para encarar uma competição tão longa com jogadores inexperientes. "“Para o Brasileiro vão chegar mais três a cinco jogadores diferentes. Mas vou repetir, jogam quem está aqui. Os outros virão para somar e terão que treinar e ser melhores do que quem está aqui, mas precisamos de experiência e disso não há dúvida”, disse em coletiva. 

Para isso, o Bahia já contratou Yago Felipe, tenta o atacante Ademir (do Atlético-MG) e busca outros nomes no mercado brasileiro. Jogadores com cara de Série A. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp