Esporte

Tribunal decide que entidades do futebol não podem barrar novo torneio ‘polêmico’ da Europa; entenda

FOTO: ILUSTRAÇÃO / PIXABAY
Uma decisão foi tomada pelo Tribunal Superior da Europa nesta quinta (21)  |   Bnews - Divulgação FOTO: ILUSTRAÇÃO / PIXABAY

Publicado em 21/12/2023, às 10h47   Cadastrado por Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Superior da Europa decidiu nesta quinta-feira (21), que o controle do futebol europeu pela União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) é um monopólio ilegal de acordo com a regulamentação da União Europeia. A decisão é considerada como um avanço significativo ao projeto da Superliga, competição que dividiu opiniões quando veio à tona em 2021.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A Superliga Europeia trata-se de um de um projeto de um torneio anual de clubes da Europa para ser disputado por um grupo exclusivo de clubes do velho continente da primeira prateleira, com o intuito de rivalizar com a Liga dos Campeões da Uefa.

Os apoiantes do torneio, A22 Sports, afirmaram que a proibição da entidade máxima do futebol europeu, a Uefa, e as ameaças de punições para clubes que querem participar da nova competição não são legais perante as leis europeias sobre liberdade de competição.

A decisão que foi tomada nesta quinta (21), pelo Tribunal de Justiça Europeu (TJE) conclui que as regras da Fifa e Uefa que pedem para as novas competições de futebol serem revisadas pelos órgãos são "contrárias à legislação da União Europeia".

“As regras da Fifa e da Uefa que sujeitam novos projetos de futebol interclubes à aprovação prévia, como a Superliga, e que proíbem clubes e jogadores de jogar nessas competições, são ilegais”, informou o Tribunal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp