Esporte

Vasco, SBT e Rede Globo: Veja os bastidores de uma das histórias mais curiosas do futebol brasileiro

Reprodução/X/Casimiro
A série "A Mão de Eurico", do Globoplay, estreou na última segunda-feira (13) e conta a história de um dos maiores presidentes do futebol brasileiro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/X/Casimiro
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 16/11/2023, às 17h01


FacebookTwitterWhatsApp

A Copa João Havelange, disputada entre Vasco e São Caetano, no dia 18 de janeiro de 2001, um dos jogos mais curiosos e polêmicos do futebol brasileiro, completou 22 anos em 2023 e foi relembrada em um novo documentário. Com transmissão da Rede Globo, o time carioca entrou em campo com a marca do SBT na camisa.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Na série "A Mão de Eurico", do Globoplay, ex-personagens do duelo revelaram bastidores da decisão do dirigente. O documentário estreou na segunda-feira (13).

Ex-jogadores, funcionários e até jornalistas deram seus depoimentos sobre o momento que chocou torcedores e imprensa. Pedrinho, ex-meia e atual presidente eleito do Vasco descreveu o momento.

Quando a gente sai da sala de aquecimento do Maracanã e a gente chega para pegar a camisa, está aquele símbolo grandão do SBT. A primeira coisa em que a gente pensou foi que o Silvio Santos estivesse patrocinando e que a gente ia receber os salários atrasados.

O atacante Romário, camisa 11 na época, revelou que chegou a ouvir uma sugestão, mas até minutos antes do jogo, não sabia da decisão.

"Eu não sei se foi o Euriquinho [filho de Eurico Miranda] ou alguém que deu essa ideia. A frase foi assim: "Bem que a gente podia f**** a Globo", disse Romário.

Eurico Miranda entrou em guerra com a Globo após a cobertura da emissora sobre a queda de parte do alambrado de São Januário, no dia 30 de dezembro de 2000. O dirigente se sentiu injustiçado com a narração dos fatos.

O objetivo inicial era botar o Ratinho. Tinha um bonequinho que tinha um bigodinho, igual ao do Ratinho. Era para botar esse bonequinho na camisa. Acabou que ele (Eurico) achou por bem ser o símbolo da SBT.

Fernando Pelegio, diretor do SBT na época, não sabia dos planos de Eurico. "Aqui dentro do SBT ninguém sabia. Foi uma surpresa total", revelou.

A partida terminou com o Vasco vencendo por 3 a 1, com gols de Juninho Pernambucano, Jorginho Paulista e Romário, do lado do Vasco, e Adãozinho, pelo São Caetano.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp