Entretenimento

Morre, aos 69 anos, o cantor e compositor David Bowie

Publicado em 11/01/2016, às 07h08   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O cantor e compositor britânico David Bowie, de 69 anos, morreu no domingo após uma batalha de 18 meses contra um câncer, informou sua assessoria de imprensa.
"David Bowie morreu em paz hoje cercado por sua família após uma corajosa batalha de 18 meses contra o câncer. Enquanto muitos de vocês vão compartilhar essa perda, nós pedimos que respeitem a privacidade da família durante o seu tempo de luto", dizia uma declaração no Facebook de Bowie datada de domingo.
O primeiro-ministro britânico David Cameron twittou: "Eu cresci ouvindo e assistindo ao gênio pop David Bowie. Ele era um mestre da reinvenção. É uma enorme perda."
Bowie completou 69 anos na última sexta-feira, no mesmo dia em que lançou seu novo álbum “Blackstar” (leia a crítica aqui). Para o sucessor de "The next day" (de 2013, seu primeiro álbum em 10 anos, com o qual interrompeu a autoimposta aposentadoria), Bowie pinçou na cena de Nova York um time relativamente jovem de músicos de jazz. O último clipe, da faixa "Lazarus", divulgado um dia antes, mostrava Bowie em uma cama de hospital — “Olha aqui, estou no céu / tenho cicatrizes que não podem ser vistas”, ele canta na música.
"Lazarus" também era o nome de um musical da Off Broadway que contou com a colaboração do artista inglês. O espetáculo é descrito como uma sequência surreal ao seu papel definitivo no longa "O homem que caiu na Terra", estrelado por Bowie em 1976.
Artista multifacetado, ícone da cultura pop, o influente cantor, compositor e produtor se destacou no rock, soul, dance pop, punk e na música eletrônica durante sua eclética carreira de mais de 40 anos. Nesse tempo, lançou 25 álbuns de estúdio.
Bowie também tem em sua currículo uma filmografia respeitável. O inglês atuou em cerca de 30 filmes, com destaque para "Apenas um gigolô" (1978) e "Labirinto - A magia do tempo" (1986), além de "O homem que caiu na Terra" (1976).
Nascido David Jones em Londres em 8 de janeiro de 1947, Bowie adotou o nome artístico em 1966, depois da banda The Monkees Davy Jones chegar ao estrelato. Ele tocou saxofone, trabalhou com mímica e passou por várias bandas até assinar com a gravadora Mercury Records.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp