Colunas / Fatos e Pitacos

2º semestre: planejamento de dentro para fora

Arquivo pessoal
Coluna Fatos & Pitacos vai ao ar toda terça-feira no site BNews, por Bruna Varjão  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal

Publicado em 11/07/2023, às 10h55 - Atualizado às 13h05   Bruna Varjão*


FacebookTwitterWhatsApp

2o semestre: planejamento de dentro para fora

"Tem que sair do meu dia a dia, da minha equipe, dos meus anseios", explica Simone Selem

Simone Selem, 47 anos, é designer de interiores. Uma frase define como ela planeja a própria vida: “A gente escolhe as músicas do nosso repertório”. Ela explica que para chegar a algum lugar, é preciso saber escolher, consciente do que conseguirá realizar para colher frutos. “Quando eu falo que o repertório é meu, quero dizer que tem que sair de dentro, do meu dia a dia, da minha equipe, dos meus anseios, dos sinais que a gente vai recebendo, mostrando os caminhos que a gente deve seguir”. Planejamento a longo prazo não é uma característica de Simone. Ela explica que vive o presente e planeja um futuro próximo, reforçando, entretanto, que precisa ser “cirúrgica” nas ações, até porque elas exigem investimento. “Faço um planejamento anual e depois organizo em semestre, dependendo da urgência de cada ação. Para eu planejar o segundo semestre, fui lá atrás no mesmo período do ano anterior até aqui e analisei o que era necessário para o meu desenvolvimento profissional e pessoal!”.

Experiência frustrada com um coach

Das más experiências que tem para compartilhar, Simone Selem conta que contratou um coach no final de 2021 que recomendava fazer, justamente, o contrário do que ela acredita: agir de fora para dentro. “O planejamento tem que vir da essência, da rotina, do que acontece de fato”. Simone conta que não teve resultados satisfatórios quando delegou o planejamento para o profissional. “Não tiro o valor desse trabalho, porém não deu certo porque eu deveria ter opinado mais”, afirmou. Na experiência com o coach, ela conta que ficou estabelecida uma forma de fazer o atendimento ao cliente, um passo a passo para enviar uma entrevista e, em seguida, a proposta para, então, ela começar a trabalhar. “Mas, para mim é extremamente importante o contato pessoal, ir até o cliente, mesmo ainda não tendo sido contratada, e ver como ele vive, entender quais são os desejos e anseios. Quando comecei a mandar entrevistas aos clientes sem ir pessoalmente, comecei a não acertar tanto nos projetos”. Simone ainda compartilha que assumiu o planejamento do seu negócio de forma muito simples e que, do seu jeito, visualizou e sentiu as necessidades, atuando com muito mais assertividade.


Virada de chave

Foi no momento em que viu que não tinha mais tempo para atividades simples do dia a dia, que Simone entendeu que era o momento de virar a chave. “Quando vi minha vida ficar insuportável, eu percebi que tinha que parar para analisar, organizar e planejar a rota. Ainda não consigo fazer unha em salão, a manicure chega em minha casa 6h30 da manhã. A massagista chega às 7h e faço depilação à noite, às 21h, em shopping”, detalha. Esses pequenos compromissos fazem a diferença nessa profissão. “Além de ser uma boa profissional, preciso cuidar da minha imagem, que fala por mim. Para cuidar de tudo isso, é preciso ainda mais planejamento e disciplina”.


Antes X Depois

Simone traça um paralelo entre sua atuação antes e nos dias de hoje. Antigamente, a equipe colocava os projetos na pauta, mas sem muito planejamento de prazos, financeiro, de visitas. “A rotina era apagar incêndios”. Em seguida, com o auxílio de um programa para auxiliar no planejamento, essa realidade começou a mudar. “Hoje temos uma nova plataforma bem mais avançada e complexa que ajuda bastante. Iniciamos o projeto sabendo quanto tempo vai durar e quanto de receita vai render, por exemplo. Conseguimos também implementar aditivos, que muitas vezes é o meu lucro, e hoje a gente os insere nessa plataforma e depois cobra pelo que foi adicionado no decorrer do projeto”.


Ações para 2023.2

E para o segundo semestre que acaba de começar, Simone já tem seu planejamento pronto, de contratações para o escritório a projetos a serem entregues. Na lista que a designer de interiores apresenta, está a contratação de uma profissional de redes sociais, contratação de um programa para uma melhor gestão de projetos ativos e aquisição de um novo software para entregas mais precisas e completas. Está nos planos, também, aumento de honorários da equipe e uma série de outros projetos aos quais pretende se dedicar, incluindo os clientes em São Paulo, que, segundo ela, “tem surpreendido positivamente e vem abrindo importantes portas”. “Será um segundo semestre voltado para investimentos em ferramentas de trabalho que melhorem a nossa qualidade e agilidade em projetos”, conclui.


Autocuidado caminha junto

E é claro que, junto ao profissional, o autocuidado vem com a mesma importância para a designer de interiores. Simone tem planejado os cuidados com a saúde física e mental. Isso inclui iniciar a prática de um esporte, maior proximidade com a família, manter uma alimentação saudável, limitar horários de atendimento a clientes pelo WhatsApp, entre outros planos. O primeiro da lista: realizar duas viagens em família. “Também planejo consumir menos e desapegar do que não tem mais utilidade em minha vida”, aponta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp