Colunas / Fatos e Pitacos

Fatos & Pitacos: Você já foi importunada na academia?

Imagem Fatos & Pitacos: Você já foi importunada na academia?
Coluna Fatos & Pitacos vai ao ar toda terça-feira no site BNews, por Bruna Varjão  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/03/2023, às 09h00 - Atualizado às 09h20   Bruna Varjão


FacebookTwitterWhatsApp

Você já foi importunada na academia?

É importante ser didática para falar que importunação sexual é qualquer prática de cunho sexual realizada sem o consentimento da vítima para satisfazer a terceiros. Quem é mulher sabe muito bem o que é passar por isso. Num espaço como uma academia, é difícil não se sentir invadida, com olhares que causam desconforto, toques sem permissão, corpo filmado sem autorização. Muitas vezes não nos sentimos confortáveis em vestir um short. A cultura machista está em todos os lugares e é preciso combatê-la e denunciá-la. As mulheres precisam se sentir seguras em qualquer espaço e os homens, por sua vez, precisam parar de objetificar o corpo feminino.


Bom humor na alegria e tristeza

O bom humor é um sentimento que pode ser cultivado, na alegria e na tristeza, quando partimos da compreensão que a vida é uma trajetória sempre marcada por altos e baixos. E como fazer isso? Cultivando relações, mantendo corpo e mente saudáveis, cuidando da saúde financeira, viajar, ler, experimentar o novo, reciclar conhecimento e saber dizer não aos excessos. Assim, podemos dizer que teremos uma vida bem vivida, na alegria e na tristeza. Manter esse equilíbrio nos ajuda a caminhar de forma mais leve e viver uma vida bem vivida.


A importância do exercício físico para os ansiosos

Sabemos que as doenças que impactam a saúde mental registraram um aumento exponencial na pandemia, a exemplo do Transtorno de Ansiedade Generalizada. Há uma estimativa que aponta para um número de 264 milhões de pessoas com diagnóstico de TAG no mundo, que faz a pessoa sentir um tipo de preocupação em excesso. As atividades físicas podem ser grandes aliadas para ajudar a minimizar os impactos desse transtorno. Como já se sabe, exercícios físicos estimulam produções de substâncias que trazem bem-estar, melhoram o humor e, assim, ajudam a combater a ansiedade. Corpo e mente estão conectados e, por isso, os cuidados com a saúde física e mental devem sempre estar conjugados.


Desacelerar é preciso


O movimento #slow, iniciado na moda e na gastronomia, ganhou espaço também na arquitetura. Esse movimento, que surgiu na década de 1980, propunha uma mudança cultural para a desaceleração da vida cotidiana. Na gastronomia, o slow food fazia um contraponto ao fast food, adotando como princípios comida prazerosa, mas saudável, que tenha base em produção sustentável e responsabilidade social. O mesmo caminho segue a slow fashion, que tem como base a sustentabilidade como conceito na indústria da moda. Mais recentemente, o movimento passou também a estar presente na arquitetura, valorizando ambientes minimalistas, utilização de materiais naturais, tons suaves e até o 'faça você mesmo', destacando trabalhos feitos a mão.


Imersão para mulheres

O Encontro Terapêutico – Sai da Caixa, Mulher, vai promover, nos dias 1º e 2 de abril, uma imersão exclusiva para o público feminino. A psicóloga e sexóloga clínica Mayara Magalhães e a empresária, consteladora e máster trainer em constalação, Indiara Oliveira, são as facilitadoras do encontro, que busca promover autoconhecimento e mudanças estruturais e geradoras de bem-estar no campo da sexualidade e dos relacionamentos. O encontro será das 8h às 18h30, no Ed. Suarez Trade, localizado na Avenida Tancredo Neves. O investimento é de R$ 690 e as inscrições podem ser feitas no site https://worktrend.com.br/portal/cadastroAlunoEditar


Iniciativa social no show do Coldplay

A banda Coldplay fez uma série de shows avassaladores e com estádios lotados no Brasil. Mas, além dos fãs de carteirinha, uma iniciativa da ONG SP Invisível permitiu que um grupo de pessoas em situação de rua assistisse o show da banda realizado no último dia 17 em São Paulo. A ideia surgiu por meio da ONG Global Love Button, que acompanha o Coldplay em suas turnês. A banda, aliás, em parceria com a ONG, busca promover mudanças e levar ações sociais pelos países por onde passam. Estima-se que São Paulo, onde aconteceu a maior parte dos shows da turnês brasileira, concentra 25% das pessoas em situação de rua de todo o país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp