Geral

Presidente da Odebrecht manda carta a funcionários e pede união

Publicado em 09/04/2015, às 07h47   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, enviou uma carta aos funcionários onde pede união para defenderem a imagem da empreiteira contra o "denuncismo seletivo e vazio" da Operação Lava Jato. “Vocês, integrantes que vivem o nosso dia a dia e compartilham de nossa filosofia, sintam-se à vontade e estimulados para usar a força de suas palavras para esclarecer os fatos e combater as mentiras na sua origem, nos seus âmbitos de atuação e relacionamento. A começar pelas suas famílias, amigos e seus colegas de trabalho”, afirma o executivo no documento publicado na noite dessa quarta-feira (8) pelo jornal Valor Econômico. “Precisamos somente manter a união e a confiança”, diz ele em outro trecho.
Marcelo nega notícias envolvendo a Odebrecht e menciona o episódio em que advogados da companhia visitaram o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT). Segundo ele, a visita ocorreu para “apenas requerer uma certidão”: “Essa recorrência de boatos, esse disse-me-disse e a repetição de acusações infundadas me faz lembrar a máxima de que basta contar uma mentira mil vezes para que ela se torne verdade, o que acaba influenciando a opinião pública”, afirma.
Veja a íntegra da carta do executivo aos funcionários do grupo, divulgada pelo Valor:
“Prezado(a) Integrante,
Dirijo-me mais uma vez a vocês, assim como fiz em outubro e dezembro de 2014, pois me vejo novamente obrigado a esclarecer as inverdades que vem sendo propagadas relacionando as nossas empresas e os nomes de alguns de nossos colegas com a construção de teses descabidas como a de nosso envolvimento em cartel e corrupção de ex-empregados da Petrobras.
Fui educado em padrões rigorosos e com valores definidos e edificantes, em sua maior parte refletidos na nossa cultura. Para mim, a TEO [Tecnologia Empresarial Odebrecht, espécie de guia da corporação], com suas crenças e ensinamentos, é mais que uma filosofia empresarial, é uma filosofia de vida. Respeito a democracia, o estado de direito e a liberdade de expressão. Defendo o diálogo e não me furto a apresentar minhas convicções. Vou procurar sempre influenciar e ser influenciado, na busca do que é o certo.
Como qualquer cidadão, tenho todo interesse em que a verdade venha à tona e que os reais culpados pelo caso da Petrobras sejam responsabilizados, mas não posso admitir que nossos integrantes e nossa Marca sejam expostos e denegridos por afirmações caluniosas, sem comprovação, feitas por criminosos confessos, com claro interesse em obter benefícios penais em um processo questionável de delação.
As falsas acusações veiculadas recentemente seguem o mesmo repertório já apresentado outras vezes. O denuncismo seletivo e vazio tomou conta dos noticiários, comprometendo a imagem e reputação de Pessoas e empresas.Os exageros têm sido recorrentes, como o de apresentar um dos investigados como ex-diretor da Odebrecht, apesar de ele ter sido desligado de nossa Organização há 23 anos! A falácia de que patrocinamos o desfile deste ano da escola de samba Beija-Flor, que teve como enredo um país africano onde sequer temos operação. A relevância que deram à visita de nossos advogados a uma autoridade competente para, dentro dos parâmetros legais e como de praxe no exercício da advocacia, apenas requerer uma certidão. As inverdades e diversionismos sobre o financiamento à exportação brasileira através do BNDES-exim. Ou então quando, recentemente, nos vincularam à Construtora Internacional del Sur, que não é, nem nunca foi de propriedade de qualquer empresa controlada coligada da Organização.
Apesar do posicionamento firme e veemente que temos tido com a imprensa no esclarecimento dos fatos, sinto¬me frustrado com a forma insistente com que os erros acontecem. Essa recorrência de boatos, esse disse-me-disse e a repetição de acusações infundadas me faz lembrar a máxima de que basta contar uma mentira mil vezes para ela se torne verdade, o que acaba influenciando a opinião pública. Fica a impressão de que há um desejo contido de envolver a Odebrecht a qualquer custo. Afinal, somos sócios, clientes e fornecedores da Petrobras há várias décadas. Na imaginação de alguns – talvez muitos –, não há como ficarmos de fora das manchetes.
É lastimável que aconteça desta forma, mas devemos manter a serenidades e estar preparados para continuar defendendo firmemente nossa imagem. Várias ações estão em curso neste sentido. Acompanhamos em tempo real as notícias que envolvem nossa Marca e nossos integrantes e rebatemos cada inverdade com a contundência e informações devidas, nem sempre consideradas com o peso apropriado na edição final das matérias.
Há algumas semanas, iniciamos o envio do Boletim de Notícias a todos os nossos integrantes que possuem e-mail corporativo, com o objetivo de divulgar notícias e artigos publicadas na mídia impressa e digital que nem sempre recebem o espaço adequado e que fogem do lugar-comum, apresentando visões e opiniões diferentes sobre a operação Lava Jato e outros temas correlatos.
Além disso, a fim de esclarecer a opinião pública e reafirmar nosso compromisso com as melhores práticas de governança corporativa, alguns de nossos Negócios decidiram, voluntariamente, iniciar um processo de averiguação sobre os fatos mencionados na Lava Jato, cientes, evidentemente, de que a confiança nas Pessoas é um dos pilares da nossa cultura empresarial, do qual não abrimos mão.
Neste contexto, as contínuas citações pela imprensa de nomes de alguns de nossos colegas me deixam inconformado. Preservo inabalada a confiança em nossos integrantes, que no exercício legítimo de suas atribuições e responsabilidades sempre atuaram com a ética devida.
Nossa relação com o poder público é plenamente transparente e legítima. Já nos manifestamos publicamente sobre este tema. Pelo porte econômico e atuação diversificada, é natural e esperado que os representantes das empresas da Organização, ou das associações de classe que as representam, se relacionem com o poder público nos países onde atuamos. Isto se dá de forma legal e é feito comumente com outros grupo econômicos semelhantes.
Historicamente, somos a escolha de clientes públicos e privados pela nossa determinação com as nossas obrigações assumidas, por nossa comprovada capacidade de entrega com qualidade, técnica e prazo. Isto é o que nos diferencia.
Realizamos, sim, contribuições para campanhas políticas. Nunca me omiti em defender a legitimidade de nossas doações como forma de apoiar a democracia e na defesa daquilo que acreditamos, conforme o fiz em diversas entrevistas veiculadas pela imprensa nestes últimos anos.
Seguirei defendendo a verdade e a honra de nossos integrantes. Somos uma empresa séria, cumpridora de nossos compromissos, diferenciada por uma cultura com valores humanistas e éticos e com uma história de 70 anos de realizações.
Nossos líderes possuem a responsabilidade indelegável da pedagogia da presença, que se torna ainda mais importante em momentos como o atual. Reforço a necessidade e a importância de que estabeleçamos com nossos parceiros um diálogo franco , direto e transparente sobre os fatos como verdadeiramente são, evitando dúvidas e especulações fantasiosas.
Vocês, integrantes que vivem o nosso dia a dia e compartilham de nossa filosofia, sintam-se à vontade e estimulados para usar a força de suas palavras para esclarecer os fatos e combater as mentiras na sua origem, nos seus âmbitos de atuação e relacionamento. A começar pelas suas famílias, amigos e seus colegas de trabalho.
Sabemos que o contexto atual nos apresenta grandes desafios. Desafios, porém, não são maiores do que os que já enfrentamos ao longo de nossa história de 70 anos, que atestam nossa capacidade de reação e de superação. Precisamos somente manter a união e a confiança, convictos de nossa força e seguros de que nossos valores e princípios seguem inabalados. Estamos juntos e juntos superaremos qualquer desafio.
Obrigado.
Marcelo Odebrecht
Diretor-Presidente Odebrecht S.A.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp