Geral

Número de pré-afogamentos cresce quase 300% em setembro

Publicado em 26/09/2015, às 08h00   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A Coordenadoria de Salvamento Marítimo da Prefeitura de Salvador (Salvamar) já registrou um  aumento de 297,87% no número de pré-afogamentos em relação aos 30 dias de setembro de 2014. O mês que marca a chegada da primavera já conta com 187 ocorrências de pré-afogamentos. Já em setembro do ano passado, foram 47 registros. A Salvamar alerta para que a população tenha mais atenção, devido as fortes correntes marítimas que podem causar afogamentos.
De acordo com o jornal A Tarde, o coordenador do órgão, João Luiz Moraes revela que os pontos que mais tem pré-afogamentos em Salvador, são no trecho entre Jaguaribe e Piatã. Isso porque, nesta extensão, há muitos buracos e fortes valas que puxam banhistas para o fundo do mar. De acordo com ele, a população não respeita a sinalização do grupamento.
Ainda segundo o A Tarde, em nota, a Salvamar informa que as praias de Jardim de Alah, Aleluia, Farol de Itapuã e Boca do Rio também estão entre as consideradas como mais perigosas.
Precauções
Para evitar afogamentos, a Salvamar sinaliza as praias com a bandeira vermelha com as palavras "perigo" e "danger" (tradução americana adotada por causa dos turistas). A atenção deve ser redobrada quando a maré está esvaziando, pois, nesta hora, as correntes de retorno ficam ainda mais fortes.  
Conforme o grupamento, os banhistas devem escolher praias com salva-vidas. O trechos de Placafor e rua K, em Itapuã, são as mais tranquilas para banho. O mar é considerado menos revolto e formam pequenas baías de mar. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp