Geral

Lavagem de dinheiro cresce 42% no Brasil

Publicado em 19/05/2011, às 18h23   Redação Bocão News



Lavagem de dinheiro parece ser um negócio de sucesso para os malandros no Brasil. Só em 2010, 24.168 pessoas foram suspeitas da ação criminosa no país. As informações foram divulgas, nesta quinta-feira (19), pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do Ministério da Educação.

O crescimento dos resultados é impressionante: 153% maior do que o registrado em 2009, quando o Coaf identificou 9.522 pessoas possivelmente ligadas a operações de lavagem de dinheiro no Brasil.

Em 2010, os nomes foram citados em mais de mil relatórios sobre operações suspeitas rastreadas pelo Coaf.Os documentos servem de base para a abertura de investigações pela Polícia Federal e pelo Ministério Público.

Coaf monitora diversos setores: loterias, cartões de crédito, lojas de joias e antiguidades, compra de imóveis, mercado de seguros e previdência.

Geralmente, o que desperta a atenção do órgão são as conhecidas “operações atípicas” informadas pelos bancos, ou seja, movimentações suspeitas de dinheiro.

De 2009 para 2010, essa comunicação aumentou 42%, passando de 22 mil para 31 mil. Apenas entre janeiro e abril deste ano, já foram comunicadas ao Coaf 11.693 operações suspeitas.

Alerta - Todos sabem que as grandes obras são um ambiente perfeito para a conhecida lavagem de dinheiro. Grandes eventos como a Copa de 2014, as Olimpíadas de 2016, a Copa das Confederações são tentadoras fontes de desvio de verba para os olhos dos corruptos.

Há ainda os estrangeiros que encontram no Brasil o seu paraíso de atividades ilícitas. Em entrevista a Agência Brasil, o  inspetor-chefe da Receita Federal no Porto do Rio, Ewerson Augusto Chada, alertou sobre os eventos enquanto oportunidade de tentar “lavar” dinheiro, isto é, tornar “legais” recursos provenientes de atividades ilegais e criminosas, como o tráfico de drogas e a corrupção.

Informações Agência Brasil



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp