Geral

Energia elétrica deve subir, em média, 15% no ano que vem

Publicado em 27/12/2015, às 23h50   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

As tarifas de energia elétrica devem subir, em média, 15% no próximo ano em todo o país, segundo projeções da Thymos Energia, consultoria especializada no setor.

A alta é um reflexo da combinação de vários aspectos, como o repasse de custos da crise setorial dos últimos anos, encargos e valorização cambial. Até 2019, o aumento deverá se manter em ritmo superior à inflação esperada.

Para o consultor da FGV Energia, Paulo César Cunha, com a falta de chuvas neste ano, os empréstimos feitos para a compra de energia mais cara de usinas térmicas também devem pressionar as tarifas em 2016.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, a expectativa de uma conta mais pesada para o consumidor preocupa especialistas, apesar de a alta prevista ser inferior à registrada neste ano -quando houve uma elevação média de 50%. "Caso esse aumento se materialize, a pequena e média indústrias devem migrar para o mercado livre, que ficará mais atraente para comprar energia", diz o presidente da Thymosm, João Carlos Mello.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp