Geral

Dilma decide sobre privatização dos aeroportos

Imagem Dilma decide sobre privatização dos aeroportos
Medida visa atender obras emergenciais para Copa do Mundo 2014  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 31/05/2011, às 22h11   Redação Bocão News



Dilma Rousseff bateu o martelo sobre a desesperadora falta de preparo dos aeropostos brasileiros para a Copa do Mundo. Já está decido que metade dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF) serão privatizados. De acordo com o novo modelo, o governo federal fará uma concessão para que sociedades administrem os aeroportos.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (31) pela presidente Dilma Rousseff, durante o anúncio do novo modelo a prefeitos e governadores de cidades e Estados que sediarão jogos da Copa do Mundo. As medidas visam atender a demanda dos aeroportos para os próximos anos. Ressalta-se, principalmente, o período da Copa de 2014, cujo as obras estão alarmantemente atrasadas.

Um estudo elaborado pelo  Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, aponta que dos 13 aeroportos com obras previstas para a Copa de 2014, nove não teriam condições de finalizar seus empreendimentos a tempo de receber os milhões de turistas que desembarcarão no Brasil.  

As sociedades – chamadas de SPE (Sociedades de Propósito Específico) – serão formadas num mínimo de 51% por investidores privados. A Infraero (estatal que administra os aeroportos brasileiros) poderá ter no máximo 49% da sociedade que levará a concessão.

De acordo com o governo, a Infraero “participará das principais decisões da companhia” por ser “acionista relevante” das sociedades.

Informações R7

Saiba Mais:

Concessão de aeroportos pode atrasar


Preocupada, Dilma convoca nova reunião para sexta


Infraero aposta nos ‘puxadinhos’ em aeroportos


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp