Geral

Governo quer retirar 1,2 mi de crianças do trabalho infantil

Imagem Governo quer retirar 1,2 mi de crianças do trabalho infantil
O programa brasileiro atende mais de 800 mil crianças em todo o país  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/06/2011, às 16h19   Redação Bocão News / Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

O Brasil quer retirar do trabalho infantil 1,2 milhão de crianças até 2014, por meio da ampliação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), informou a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin, em entrevista à Agência Brasil. Essa ampliação está dentro do Programa Brasil sem Miséria, lançado este mês pela presidenta Dilma Rousseff.
Denise Colin disse que hoje o programa atende mais de 800 mil crianças em todo o país. Elas foram encontradas em situação de trabalho no campo, de trabalho doméstico, exploração sexual, entre outros. Segundo a secretária, quando é feita a identificação de trabalho infantil, as crianças são inseridas no Programa Bolsa Família e é anotada na inscrição do programa a situação de trabalho infantil.
“As famílias recebem o benefício do Programa Bolsa Família. Essa criança tem a oportunidade de ser atendida em serviços que possam retirá-la da situação de exploração no trabalho”, disse.
Marina*, 11 anos, vende doces próximo à Estação Rodoviária de Brasília. Ela nunca estudou e ajuda a manter as despesas de casa com o que vende. Arredia, Marina não quis conversar sobre sua vida.
Marcos, 17 anos, faz panfletagem em um centro comercial da capital. Ele já frequentou a escola e começou a trabalhar para ajudar a tia, com quem vive, e que revende produtos de beleza. Morador de Samambaia, cidade-satélite de Brasília, diz que a renda da panfletagem ajuda nas despesas de casa e em suas despesas pessoais, como roupas e calçados.
Eles fizeram parte das estatísticas de crianças inseridas no trabalho infantil. Hoje, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 4,3 milhões de crianças e jovens de 5 a 17 anos trabalhando. A Região Nordeste concentra o maior percentual – 11,7%, seguida pela Região Sul, com 11,6%, pelo Centro-Oeste, com 10,2%, o Norte, com 9,6%, e o Sudeste, com 7,6%.
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), há em todo o mundo mais de 200 milhões de crianças a adolescentes no trabalho infantil.
*Os nomes dos menores são fictícios
As informações são da Agência Brasil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp