Geral

Oficializada a separação entre petroleiros e químicos

Publicado em 16/07/2011, às 19h07   Redação Bocão News



Em assembleia realizada neste sábado (16), petroleiros e químicos finalmente oficializaram o fim do casamento que durou dez anos e rendeu muitas disputas internas no então extinto Sindicato do Ramo Químico e Petroleiros, conhecido como SUP, que representava duas categorias.

Na mesma assembleia, foram recriados o Sindipetro, representando os petroleiros, e o Sindiquímica, sindicato que representará a categoria dos químicos, e eleitas as duas novas direções que marcham, a partir de agora separados, cada entidade cuidando dos interesses dos seus trabalhadores.

O processo de separação foi inciiado com a consulta realizada durante cinco dias (de 4 a 8 de junho), quando as duas categorias foram às urnas para decidir pelo fim do Sindicato do Ramo Químico e Petroleiro e recriação do Sindiquímica e Sindipetro, entidades que deixaram de existir no movimento sindical no final dos anos 90, quando as duas entidades se unificaram criando o SUP, sindicato único para representar as duas categorias. 

No meio sindical a separação é chamada “desunificação”. Para chegar ao resultado sacramentado na assembleia deste sábado o processo de separação foi penoso, com muitas brigas, acusações e disputas internas, e até a necessidade de mediação do Ministério Público do Trabalho. Oficializada a "desunificação", resta esperar cerca de 30 dias para que o Ministério do Trabalho faça a expedição cartas sindicais legalizando as duas entidades sindicais.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp