Geral

Salvador pode ficar sem combustível

Publicado em 17/07/2011, às 11h26   Redação Bocão News



O presidente do Sindicombustíveis/BA, José Augusto Costa, teme que possa faltar etanol nos postos de combustíveis e comenta que, com a notícia da abertura do mercado americano com a pretensão de banir a taxa de etanol brasileiro nas importações, há perspectiva de aumento no valor do combustível comercializado. Segundo ele, se as usinas exportarem, haverá redução do etanol para atender a demanda brasileira.

Esta semana, a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) divulgou dados mais alarmantes para o setor. Informou que no Centro-Sul do Brasil, que responde por cerca de 90% da cana processada no país, deverá ter quebra de produção de quase 3 bilhões de litros de etanol nesta safra de 2011/2012. E o preço do etanol hidratado (que abastece os veículos) já está 35% maior do que no mesmo período do ano passado.

Mesmo com este alerta e segundo recente pesquisa divulgada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), a Bahia está numa colocação favorável em relação ao preço do combustível comercializado em outros Estados. Os dados coletados em julho, nas principais capitais do país, mostram que a Bahia tem o 9º preço mais barato, com o etanol custando, em média, de R$ 2,07.

José Augusto avalia que as distribuidoras continuam sua escalada no preço do etanol, que já é vendido para os postos por até R$ 1,94 e em quantidade escassa. “Na próxima semana, o produto poderá faltar e o preço será uma incógnita”, prevê o presidente do Sindicombustíveis/BA.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp