Geral

Diretoria da ANOREG-BA acusa recém concursados de tentativa de desmonte

Reprodução
Disputa tem interesses eleitorais como pano de fundo  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 02/05/2018, às 21h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A atual diretoria da Associação dos Notários e Registradores do Estado da Bahia (ANOREG-BA), que tem mandato até 2020, afirma ser alvo de uma tentativa de desmonte por parte dos recém concursados para cargos notariais e de registro, que querem alterar à força o estatuto para assumir a gestão da associação.

Segundo a presidente da ANOREG-BA, Marli Pinto Trindade, a movimentação põe em risco a formação de um cenário de instabilidade e crise institucional dentro da associação baiana.

“Os novatos, sem qualquer justificativa que garanta a justa causa, dizem que querem tomar a qualquer custo a atual gestão escolhida dentro do que é previsto pelos estatutos das ANOREGs Bahia e Brasil”, afirma.

Só pode ser afastado qualquer integrante da administração e diretoria mediante processo legal, fundamentado em justa causa, ou seja, com justificativa que comprove a efetiva necessidade do afastamento. “E mesmo que venha ser alterado o Estatuto, só terá efetividade a partir da próxima gestão”, lembra a presidente.

Segundo Marli Trindade, há ainda uma clara ação política partidária, já que um dos líderes da ação dos novatos é candidato a deputado estadual e tem intenção eleitoral, com propostas que atingem o Tribunal de Justiça da Bahia. Além disso, ela afirma que os delegatários recém empossados desconsideram e desrespeitam os colegas notários e registradores mais antigos.

Assembleia - Os novos delegatários, cerca de 100, reuniram assinaturas na tentativa de convocar uma assembleia para o dia 12 de maio. Eles intencionam derrubar a cláusula de barreira que estabelece 5 anos de associado para eleger presidente e de 3 anos para escolher a diretoria, que está em consonância com o estatuto da ANOREG BR, de observância obrigatória pelas ANOREGs estaduais, cuja regra é posta para evitar golpes de eventuais maiorias formadas por novos associados.

“A imposição e vontade de uma parcela dos associados não pode sobrepor às leis e às normas. As ANOREGs seguem condutas direcionadas pela ANOREG Brasil, regulamentos, têm que seguir as mesmas diretrizes”, afirma a presidente da associação ao lembrar que no dia 9 de maio a ANOREG Brasil vai realizar uma assembleia para debater a alteração estatutária que repercutirá entre as ANOREGs estaduais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp