Geral

Governo dos EUA pede que americanos que vivem no Ceará evitem andar de ônibus

Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Departamento de Estado do país emitiu “alerta de segurança” aos seus cidadãos que vivem no estado  |   Bnews - Divulgação Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Publicado em 13/01/2019, às 08h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os ataques de criminosos no Ceará levaram o Departamento de Estado dos Estados Unidos a emitir um “alerta de segurança” aos seus cidadãos que moram no país, especialmente no estado.

Segundo o colunista Ancelmo Góis, do jornal O Globo, o comunicado relatou “o aumento de atividades criminosas relacionadas a facções e ao aumento da presença policial no estado”. Além disse, recomendou que os americanos evitem “o uso de ônibus público municipal no Brasil a qualquer hora do dia e especialmente à noite”.

Só na madrugada deste domingo (13), a Polícia Militar do Ceará registrou dois novos ataques criminosos contra uma torre de transmissão de energia e uma concessionária de veículos. O estado entrou neste sábado no 11º dia seguido de ataques atribuídos a facções criminosas.

De acordo com a PM, a torre de transmissão teve a base explodida na cidade de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, e caiu. Na capital cearense, por volta das 5h, uma explosão atingiu o pátio de uma concessionária e danificou veículos que estavam expostos para venda. Segundo a Secretaria de Segurança do Ceará, 319 pessoas foram presas até o momento. Todas elas autuadas em flagrante por participação nos atos criminosos registrados no estado desde o dia 2 de janeiro.

Neste sábado, o presidente Jair Bolsonaro defendeu que as ações criminosas ocorridas no Ceará sejam consideradas terrorismo.

Segundo o secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa, a nomeação do novo secretário de Administração Penitenciária do estado, Luís Mauro Albuquerque, provocou a onda de ataques. Conforme Costa, "a criminalidade já conhecia o trabalho" do novo gestor da pasta que administra os presídios do Ceará.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp