Geral

Após desastre, clima fica tenso no Santo Antônio Além do Carmo

Imagem Após desastre, clima fica tenso no Santo Antônio Além do Carmo
Moradores tentaram invadir uma escola. Polícia forma barreira e impede ação  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/11/2011, às 15h15   Alessandro Isabel


FacebookTwitterWhatsApp

Um deslizamento de terra na madrugada desta quarta-feira (9) no bairro de Santo Antônio Além do Carmo – Centro Histórico de Salvador –, deixou desabrigada mais de 300 pessoas que residiam na Chácara Santo Antônio, dentre elas idosos, mulheres grávidas e crianças recém nascidas. No desastre, segundo os moradores, sete casas vieram ao chão e outras 20 foram condenadas por técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Ninguém ficou ferido no desabamento.

Após a Codesal condenar as residências e evacuar a área, os moradores resolveram invadir a Escola Marquês de Abrantes, que está em reforma, sendo impedidos por policiais militares do 18º Batalhão (Centro Histórico). O clima ficou tenso e os policiais tiveram que formar uma barreira para conter a ação dos moradores que chegaram a retirar os tapumes que protegem a área.


Segundo Elizete Conceição, 51 anos, que teve a casa condenada, ela, a filha e o neto recém nascido não tem para onde ir. “Nos colocaram para fora de casa e ainda não nos deram um local para nos abrigar. Estou com um bebê e minha filha tomando chuva e a Codesal ainda não nos deu nenhuma solução”, desabafou.

Mesmo com o risco eminente de desabamento dos imóveis e evacuação da área, os moradores resistem em deixar suas casas.  De acordo com José Jorge, 39 anos, que também teve a casa condenada, o desabamento poderia ter sido evitado. “Eles (Codesal) já vieram aqui na última chuva, mapearam toda a área, cadastraram todo mundo, e não fizeram nada”, afirma o morador.

Segundo técnicos da Codesal, o local para onde as famílias deverão ser abrigadas ainda está sendo estudado, mas deverá ser em uma escola de região. A Defesa Civil está cadastrando os moradores. Sem uma definição, algumas pessoas ameaçaram invadir o Forte de Santo Antônio, mas foram impedidos. Policiais militares controlam a situação no local.

Os bombeiros estão no local e interditaram a região conhecida como Chácara de Santo Antônio. As outras casas que ficaram nas proximidades também foram desocupadas pois correm o risco de desabar. Até o momento a Defesa Civil (Codesal) registrou 82 solicitações.

CONFIRA MAIS IMAGENS DOS ESTRAGOS DA CHUVA


Boletim da Codesal:

A Defesa Civil registrou, apenas na manhã desta quarta-feira (9), 187 chamadas de emergência. Dentre as acorrências, estão deslizamentos de terra, desabamentos, alagamentos, queda de árvores e ameaças - registros que se espalham por toda cidade e levam o caos à capital baiana.

A Codesal informou que os números acima podem chegar a 300, caso as chuvas continuem. Para entrar em contato com a Defesa Civil - ligue 190.

Confira flagrante da chuva em Salvador:



Foto: Gilberto Júnior // Bocão News

Matérias relacionadas:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp