Geral

Moradores denunciam poluição sonora em bairros de Salvador; Semop minimiza

Leitor BNews
Obras do BRT e shows musicais são as principais queixas  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 25/11/2019, às 19h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores do Alto do Itaigara estão reclamando do barulho das obras do BRT, que acontecem na Avenida ACM, além do som alto por conta dos shows que ocorrem no Parque da Cidade. Eles reclamam da falta de fiscalização da prefeitura nos bairros de Salvador.

Em denúncia enviada ao BNews, nesta segunda-feira (25), leitores reclamaram que no último sábado (23) foi colocado um “paredão sonoro” ás 6h30 da manhã, quando iniciaram a passagem de som, e a festa foi até às 14h, no Parque.

“Pagamos uma das taxas mais altas de IPTU da cidade e sofremos com a falta de fiscalização dos órgãos competentes, que estão permitindo a instalação de paredões sonoros em locais inapropriados. Por ser o Parque um equipamento público, deveria dar o exemplo, pois é justamente lá que a aplicação da lei do silencio não é utilizada”, criticou um morador, que não quis se identificar. 

Segundo ele, alguns proprietários de imóveis estão querendo vender seus apartamentos, correndo o risco de desvalorização imobiliária, por conta do barulho na região.

“Não estamos conseguindo dormir por conta do barulho das máquinas utilizadas na obra do BRT que trabalham durante 24 horas, aos sábados, domingos e feriados”, reclamou.

Não é a primeira vez que o BNews recebe denúncia de poluição sonora na região. Em setembro desse ano, uma moradora enviou um vídeo reclamando das obras do BRT durante a madrugada, ao lado do Hospital Teresa de Lisieux.

Em Praia do Flamengo, a história é parecida, mas os problemas relatados são as barracas de praia. Em um vídeo enviado ao BNews, um dos moradores chegou a medir os níveis de decibéis de dentro do quarto dele e o aparelho registrou 80. “Ligamos várias vezes para o 156, canal disponibilizado pela prefeitura, e nenhuma providência foi tomada”, denunciou.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que alegou que a pasta tem “equipes reduzidas” para atender aos chamados.

“A população vai ter que entender que não existe mágica para isso. A poluição sonora vai persistir até o final da obra do BRT. É uma obra da prefeitura, não há o que fazer. Já os shows no Parque na Cidade, sempre houve há vários anos. Isso não vai finalizar”, respondeu a assessoria do órgão.

Leia também:
Moradores denunciam Barraca Pipa por uso indevido de área pública para realizar eventos
Moradores da Pituba denunciam poluição sonora de bares da Vila Jardim dos Namorados

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp