Geral

Família denuncia Hospital Jorge Valente e neurologista por negligência: “Cinco dias sem diagnóstico” ; Assessoria nega

Reprodução/Google Maps
Paciente está sentindo fortes dores de cabeça e vômitos, mas médico foi embora sem olhar exames  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Maps

Publicado em 25/11/2019, às 20h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma mulher de 56 anos está internada há cinco dias no Hospital Jorge Valente, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, com fortes dores na cabeça, e não teve diagnóstico médico. Segundo o filho dela, Ricardo Nunes, a paciente já fez três exames, mas nenhum tratamento foi definido. A assessoria do Hospital, no entanto, nega que não houve diagnóstico e rebate a versão da paciente. 

“Fizemos a primeira tomografia, que foi avaliada por um neurologista. Depois repetimos o mesmo exame para ser analisado por outro médico, que disse as mesmas coisas. Então tiveram que fazer uma angiotomografia, que é um exame mais específico, que deveria ser avaliado pelo neurologista, mas ele foi embora porque o exame não estava pronto”, contou.

Inicialmente o nome do médico Marcelo Pimenta foi citado, de forma equivocada, pela família da paciente. Ao perceber o erro, o nome do neurologista foi retirado da matéria. Ao BNews, o especialista afirmou que "em nenhum momento a paciente ficou aos cuidados da Neurologia do Hospital Jorge Valente, como também não foi atendida por mim durante o período em que ficou internada".

Segundo o denunciante, o exame foi feito na manhã desta segunda-feira (25), mas até o fechamento desta matéria não foi visto por nenhum especialista.

Ainda de acordo com a denúncia, a paciente, Lúcia Marly Vieira Santos, continua com fortes dores de cabeça e vômitos constantes.

“Só se sabe que tem um líquido na cabeça e ninguém sabe resolver. O hospital fala apenas que temos que aguardar o médico”, contou Ricardo.

Ao BNews, o supervisor administrativo do hospital, Paulo Xavier, afirmou na noite desta segunda (25) que por volta das 20h o médico teria informado o diagnóstico aos familiares. Contudo, não tem informações sobre o motivo do atraso do diagnóstico da paciente. 

Nesta terça-feira (26), a assessoria do Hospital Jorge Valente (HJV) enviou à redação uma nota de esclarecimento sobre o caso. O Hospital negou que não houve diagnóstico inicial e tratamento adequado à paciente. “A alegação de que não houve diagnóstico inicial é, pois, inverídica”, diz a nota. 

A unidade hospitalar reafirmou ainda “a postura de total cuidado e zelo no tratamento de seus pacientes, com competência, qualidade e ética” e disse que “a investigação, por parte da equipe do HJV, da origem da lesão verificada na paciente, não deve ser confundida com ausência de diagnóstico ou tratamento”. 

Confira a nota de esclarecimento na íntegra: 

O Hospital Jorge Valente (HJV), após tomar conhecimento da denúncia veiculada na noite de ontem (25 de novembro), no site BNews, vem prestar esclarecimentos acerca do caso da paciente L.M.V.N.
A paciente, que possui história de enxaqueca, deu entrada no hospital no dia 21 de novembro, queixando-se de cefaleia intensa e náuseas. Diante do quadro, foi realizada avaliação clínica geral e neurológica especializada, complementada por tomografia computadorizada do crânio no mesmo dia, sendo dado o diagnóstico na ocasião, hematoma subdural crônico bilateral de pequena dimensão. A alegação de que não houve diagnóstico inicial é, pois, inverídica. 

Tendo em vista o diagnóstico da paciente, e não havendo indicação cirúrgica para o caso, a equipe médica prosseguiu com um tratamento conservador, clínico, com uso de medicação. A paciente em nenhum momento deixou de ser assistida, recebendo cuidados médicos, incluído acompanhamento neurológico e da equipe assistencial multiprofissional, diariamente, desde o início de sua internação. Não há o que se dizer, portanto, de que "nenhum tratamento foi definido”.

A situação da paciente requer cuidados ainda, em ambiente hospitalar, para controle de sinais e sintomas, investigação etiológica (causa da lesão identificada) e vigilância neurológica, diante dos riscos possíveis em decorrência do diagnóstico, não sendo descartada a possibilidade de outras condutas/procedimentos posteriormente. 

A investigação, por parte da equipe do HJV, da origem da lesão verificada na paciente, não deve ser confundida com ausência de diagnóstico ou tratamento. 

Todas as informações disponíveis vêm sendo compartilhadas com a paciente e seus familiares.
Nessa oportunidade, o HJV reforça a sua postura de total cuidado e zelo no tratamento de seus pacientes, com competência, qualidade, ética, e, sobretudo, respeito e dignidade pela pessoa humana.

Assessoria de Comunicação do HJV

*Matéria atualizada às 09h34 desta quarta (27) para inserir o direito de resposta do médico citado de forma equivocada pela família da paciente

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp