Geral

Risco de assalto aumenta com a chegada das festas de final de ano

Imagem Risco de assalto aumenta com a chegada das festas de final de ano
Polícia reforça o esquema de segurança para coibir a ação dos bandidos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/12/2011, às 08h12   Patricia Costa



Com a proximidade dos festejos de fim de ano, faz-se necessário tomar precauções para não se transformar em alvo dos assaltantes. Nesta época, os números de delitos sobem e muito, de acordo com informações do Major Adilson José de Santana, coordenador de Planejamento Operacional.
Ainda segundo o Major Adilson, há uma tendência de aumento no número de assaltos, principalmente no centro da cidade, local visitado por milhares de famílias que vão às compras em buscas de preços mais acessíveis em relação as lojas situadas nos grandes shoppings de Salvador.
Para coibir assaltos, furtos e saidinhas bancárias, o policiamento foi intensificado na região da Avenida Sete, Carlos Gomes, Baixa dos Sapateiros e Taboão. De acordo com o Tenente Cel. Anselmo Alves Brandão, do 18° Batalhão da Polícia Militar da Bahia, um efetivo de 60 homens por turnos, divididos em duplas e em pontos estratégicos, vão estar nas ruas para atender à população. Além disso, oito viaturas já estão na ativa fazendo rondas constantes na região, sendo que a partir do próximo dia 22 mais seis vão fazer parte da "Operação Natal".

"Com a implementação da atual dinâmica de trabalho tivemos uma redução considerável de 80% no número de ocorrências registradas na área do Centro Histórico, inclusive com a vinda dos navios que atracam no nosso porto, onde o número de turistas que frequentam o Pelourinho aumentou consideravelmente", conta Major Adilson.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) registrou, de janeiro a novembro deste ano, 16.873 roubos a transeuntes em Salvador e Região Metropolitana, sendo que no mesmo período de 2010 foram 16.612. Os números são um alerta para os consumidores que ainda não fizeram suas compras de Natal e Ano Novo
Veja algumas medidas preventivas para evitar a ação dos assaltantes:
- Não levar dinheiro para a rua, utilizar mais cartões de créditos ou débitos em conta;
- Evitar fazer saques na região do Comércio;
- Evitar deixar pertences em locais de fácil acesso enquanto observa outras coisas para comprar;
-  Não deixar bolsa e carteira em cima de balcões, deixá-las sempre na frente do corpo durante as compras;

A equipe do Bocão News foi às ruas para saber se as pessoas se sentem seguras para realizar compras durante o período natalino e que medidas de prevenção elas utilizam para evitar a ação dos "gatunos".

Fala povo!



"Eu acho que as pessoas deveriam se precaver mais no ato de fazer compras ou realizar saques nos caixas eletrônicos. Para me prevenir, por exemplo, eu procuro fazer este tipo de coisas em um horário em que o fluxo de pessoas é maior nas ruas"

Maria Aparecida, 48, funcionária pública



"Eu me sinto seguro até porque nós também temos que fazer nossa própria segurança e não esperar apenas pela polícia. Eu me sinto mais seguro na Baixa dos Sapateiros do que na Avenida Sete, onde vejo com frequências pessoas sendo assaltadas em plena luz do dia"

Osires Rebouças, 65, aposentado e fabricante de bolsas



"A segurança é precária. Eu não me sinto segura em nenhum lugar que eu vou. Mas sou precavida e uso bolsa e roupas menos chamativas para não atrair a atenção dos bandidos. Hoje em dia  eu saio sabendo que Às 19h já tenho que estar em casa"

Nanci Sales, 29, terapeuta corporal





"Não costumo andar com dinheiro na rua. Uso cheques e sempre predatados. Não confio em segurança"

José Profeta Ribeiro, 87, aposentado e presidente da Associação do Ex-Combatente do Taboão



Fotos: Gilberto Júnior/Bocão News

Nota publicada dia 19 de dezembro, às 14h32

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp