Geral

A placa avisa, mas ninguém vê ou fiscaliza

Publicado em 29/12/2011, às 08h23   Caroline Gois


FacebookTwitterWhatsApp


A placa, bem vísivel e ao lado do principal monumento da praia de Itapuã, não é vista por muitos banhistas que costumam mergulhar despreocupados nas águas da região.
Bem ao lado da sereia, a placa que diz - 'Praia imprópria para banho (em inglês e português), serviu apenas como encosto para a estudante de Direito, Fernanda Meira, que aguardava uma amiga. "É sério? Esta praia é poluída", disse assustada. Segundo ela, o local em que, de fato, ela iria tomar no banho, seria perto do farol. "Será que lá são as mesmas águas?", questionou a estudante.
Não só Fernanda, mas diversos banhistas sequer lêem a placa e se deleitam diante do sol que favore aos banhos de mar e à praia lotada. 
Das 34 praias avaliadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nove foram consideradas impróprias para o banho no primeiro fim de semana de dezembro.
Os banhistas devem evitar as praias de Periperi (Atrás da estação férrea), Penha (Em frente à Igreja N. S. da Penha), Pedra Furada (Atrás do Hospital Sagrada Família), Roma (Em frente à Rua Professor Roberto Correia), Porto da Barra (Em frente à Rua Cezar Zama), Armação (Em frente ao Clube Inter. Pass), Boca do Rio (Em frente ao Posto Salva Vidas), Itapuã (Em frente à Sereia de Itapoã) e Buraquinho (Em frente a barraca de praia Chalé). Nas demais praias da RMS, as condições estão normais.

O diagnóstico das condições de balneabilidade é obtido mediante o recolhimento de amostras em 30 praias de Salvador, mais quatro praias de Lauro de Freitas, durante cinco semanas. O material é analisado e os exames bacteriológicos confirmam as praias impróprias para o banho.


Segundo o órgão, a praia é considerada própria quando apresenta, em 80% das amostras, menos de 1.000 coliformes fecais ou menos de 800 Escherichia coli, ou ainda menos de 25 enterococos por 100 ml de água.
Por isso, neste verão, entre um mergulho e outro, vale ficar atento para que nada de 'estranho' apareça sem avisar e não estrague o que há de melhor na praia. O velho e sempre banho de mar.

Fotos: Gilberto Junior// Bocão News
Nota publicadas às 18h23 do dia 28

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp