Geral

Polêmica agita carnaval de Salvador

Publicado em 19/01/2012, às 09h44   Alessandro Isabel



A polêmica está lançada. Após a banda Chiclete com Banana anunciar que vai desfilar  para o folião pipoca – sem cordas -, na quinta-feira de carnaval, no circuito do Campo Grande, o representante da União de Entidades de Samba da Bahia (Unesamba), José Arerê, resolveu na manhã desta quinta-feira (19) entrar na briga pelo dia tradicionalmente dedicado aos sambistas.

A discussão teve início quando saiu à confirmação do horário que a banda deveria sair do Campo Grande. Bell vai desfilar sem cordas numa ação promovida pela AMBEV, por meio da cerveja Skol.
“Não queremos que eles saiam às 19h30, como foi confirmado. O Samba tem uma tradição no circuito e vamos sair pela primeira vez em um horário interessante, que seria às 20h30. Se houver atraso iremos sair prejudicados”, justifica Arerê.

Outro ponto que não tem agradado o presidente da Unisamba é a possível falta de segurança. “Eles têm um público, que respeitamos, mas que são bem mais eufóricos do que os sambistas, o que pode nos trazer problemas. Nosso público é formado por pessoas mais experientes, que preferem sair em um dia mais tranquilo. Sem aquele empurra-empurra, sem aquela correria. Eles podem tirar a nossa paz”, disse o presidente.

Sobre a polêmica que começa a se formar, o presidente do Conselho Municipal do Carnaval, Fernando Bulhosa, preferiu ser neutro. “Não quero entrar no mérito da questão. Acho que o Chiclete tem o público dele e o Samba tem outro diferente. Já tive uma conversa com o Arerê e expliquei que o Samba é maior do que qualquer coisa, eles tem que entender isso. Todos sabem que a organização do Chiclete é formada por pessoas profissionais e acreditamos que eles não irão atrasar e que os desfiles não serão afetados”, afirmou Bulhosa.

Em entrevista ao apresentador Zé Eduardo, na manhã de hoje, o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Cláudio Tinoco, tentou minimizar o debate. “Posso assegurar que tudo será resolvido por meio de diálogo. Está havendo algumas inquietações, o que é natural, mas iremos pensar na melhor maneira para agradar ao público”, afirmou Tinoco.

Segundo José Arerê tudo será resolvido após reunião na próxima segunda-feira (23) envolvendo a Unesamba – que é formada por nove entidades carnavalescas -, Conselho Municipal do Carnaval e Saltur. Questionado se existe a possibilidade dos blocos de Samba não desfilarem na quinta-feira de carnaval, Arerê disse que essa decisão não parte dele e sim do consenso entre todas as entidades que formam a Unisamba.

Chiclete com Banana não vai fazer todo o percurso. Bell vai sair do Campo Grande, desfilar pela Avenida Sete e estaciona seu Trio na Praça Castro Alves, sem subir a rua Carlos Gomes. Este ano, a folia começa no dia 16 de fevereiro e segue até o dia 21.

Em 2012, outras quatro atrações do carnaval de Salvador vão puxar trios sem cordas durante a festa de momo. No domingo, é a vez da Timbalada sair sem cordas na Avenida. Na segunda-feira, o cantor Tuca Fernandes, no primeiro carnaval em carreira solo, puxa pela primeira vez o trio sem bloco no circuito Osmar. A Banda Eva, com Saulo Fernandes, anima os foliões da pipoca na terça-feira, também no Campo Grande.

Outra novidade é que a entrega das chaves da cidade para o Rei Momo, não vai acontecer dentro do circuito. Dessa vez o prefeito João Henrique vai abrir o carnaval na Praça Municipal, às 17h, de quinta-feira (16).

A equipe de Reportagem do Bocão News tentou, sem sucesso, manter contato com assessoria de comunicação da banda Chiclete com Banana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp