Geral

2 de Fevereiro

Publicado em 02/02/2012, às 08h18   Caroline Gois


FacebookTwitterWhatsApp

O dia amanheceu em festa no bairro do Rio. Milhares de fiéis, entre baianos e turistas, estão desde a madrugada desta quinta-feira (2) homenageando e deixando balaios com presentes e flores para Yemanjá, a rainha do mar.
Como manda a tradição, os adeptos do candomblé já se organizam na areia  - aos pés da casa de pedra – para dar o ‘axé’ e as bênçãos a quem vem agradecer e fazer pedidos para o ano que se inicia.
A história - É uma festa cuja origem, não religiosa, iniciou-se em 1923 com a oferenda de presentes para Iemanjá, a Rainha do Mar, por pescadores do Rio Vermelho, na busca de conseguir ajuda para melhorar a pesca. Iemanjá é representada por uma sereia com cabelos longos e a tradição reza que os participantes, na maioria do candomblé e do catolicismo, vistam-se de azul e branco. A organização distribui, em pontos estratégicos da praia do Rio Vermelho, mais de 300 balaios para receber os presentes como jóias, pentes, espelhos, perfumes e bonecas que, no final da tarde, são levados para o mar através de cerca de 300 embarcações. A festa conta, ainda, com percussionistas e baianas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp