Geral

Os piores do Brasil

Publicado em 26/11/2010, às 16h29   Redação Bocão News



Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maior concentração da população que não se alimenta direito e que passa fome está nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Conforme dados divulgados nesta sexta-feira (25) pelo Suplemento Segurança Alimentar com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), de 2009, em todos os estados dessas duas regiões, os domicílios estavam abaixo da média nacional de 69,8% em relação à alimentação adequada. No Norte, o percentual registrado foi de 40,3% e no Nordeste, de 46,1% dos domicílios. No Sul e no Sudeste, os percentuais foram de 18% e 23,3%, respectivamente.

No Norte a fome foi constatada em 2% das residências. No Nordeste os números são ainda piores, com 9,3% das casas. O destaque vai para os Estados do Maranhão e do Piauí, onde nem metade dos domicílios estava dentro dos parâmetros de segurança alimentar.

Em contrapartida, no Sul e no Sudeste, o percentual registrado foi inferior a 3%. Dessas regiões, os moradores do Rio Grande do Sul e do Paraná são os que se alimentam melhor no país.

Dos 25,4 milhões de pessoas que passavam por privação de alimentos ou não comiam quantidades adequadas de comida, no ano passado, 33,2% tinham renda mensal familiar de até um quarto do salário mínimo. Com renda de até meio salário mínimo, 55% também estavam em situação de insegurança.

"As famílias que têm dificuldade de acessar a alimentação e que precisam são famílias com dificuldade de renda, são os pobres”, corroborou a presidenta da Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (Abrandh), Marília Leão.

As informações são da Agência Brasil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp