Geral

Chuva: população deve permanecer em alerta

Publicado em 12/07/2012, às 07h42   Redação Bocão News



De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), desde a segunda-feira (9), foram  registradas 58 solicitações de emergência, entre alagamentos de área, ameaças de desabamentos de imóvel e deslizamento de terra. O órgão permanece de plantão durante 24 horas para atender toda a demanda com celeridade.
 O Instituto Nacional de Meteorologia registrou, desde o início do mês, 121,3 milímetros de chuva na cidade. O normal esperado pelo instituto era de 184,9 milímetros. O maior volume aconteceu nos últimos dois dias, com 23,9mm e 61,2mm respectivamente.

"Não apenas a Codesal, mas todos os órgãos que fazem parte do Sistema Municipal de Defesa Civil (SMDC) foram avisados, para que pudessem ficar em alerta", ressaltou o subsecretário da Codesal, Osny Bomfim.

Recomendações - A população deve estar atenta para a prevenção e atenção a possíveis casos, principalmente durante os dias de chuva. "Os sinais da natureza devem ser observados, como a inclinação de árvores e postes. A água não pode ser jogada diretamente nas encostas e os taludes não devem ser cortados de maneira inadequada. Pequenas atitudes como essas podem evitar acidentes", orientou Bonfim.

Em caso de muita chuva, é necessário observar a subida de rios e córregos, que na maioria das vezes acontece rapidamente. Nesses casos o mais importante é abandonar o imóvel. Contenções com blocos cerâmicos devem ser evitadas, já que absorvem a água.

 Neste caso, a ação deve ser feita com pedras e sob a orientação de engenheiros da Codesal. Também deve ser evitada a plantação de árvores de grande porte nas encostas, pois acumulam água em suas raízes, contribuindo para possíveis deslizamentos de terra.

Caso perceba algum desses indícios, o cidadão deve entrar em contato com a Defesa Civil, que pode ser acionada pelo número 199, ligação gratuita. Técnicos vão até o local verificar a situação, fazer a vistoria no imóvel e realizar o monitoramento, atuando em parceria com outros órgãos competentes caso seja necessário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp