Geral

PRF inicia greve nesta segunda-feira (20)

Publicado em 20/08/2012, às 06h47   Redação Bocão News



No último dia 13, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) decidiu  que a categoria inicia greve a partir nesta segunga-feira (20). A decisão foi tomada por unanimidade durante assembleia realizada na sede da PRF. A greve é nacional e servidores pedem reajuste salarial, reestruturação da carreira, realização de novos concursos e aumento do efetivo, além do aumento dos auxílios alimentação, saúde, creche e transporte. Na última semana, os policiais rodoviários federais fizeram blitze com Operações Padrão, o que deixou o trânsito caótico.

Mas, a Polícia Federal é apenas uma das categorias que decidiu paralisar as atividades. Emissão de passaporte e cartões internacionais de vacinação contra a febre amarela, ações de fiscalizações da vigilância sanitária, liberação de mercadorias para embarques em portos e aeroportos, importação e exportação de produtos, restituição de Imposto de Renda e aulas suspensas estão dentre os serviços afetados pela greve de diversas  categorias de servidores públicos federais.

De acordo com os serventuários do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a diretiva do sindicato Nacional dos servidores das Agências nacionais de Regulação (Sinagências), com sede em Brasília, cerca de 65% dos trabalhadores ligados a entidade estão parados.


O governo vem fazendo negociações em separado com algumas categorias. Na terça-feira (21) está prevista nova reunião é com servidores da Polícia Federal. Os delegados e peritos, que não fizeram greve, estão entre as categorias que receberam proposta de reajuste de 15,8%.

 No conjunto das reivindicações que estão sendo feitas este ano, a Confederação dos Servidores Públicos Federais (Condsef) também defende a derrubada do Decreto 7.777/12, que dá poderes ao Ministério da Fazenda de firmar convênios com as unidades da Federação para que auditores fiscais federais em greve possam ser substituídos por seus colegas dos fiscos estaduais. A suspensão do decreto já foi pedida ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Os servidores querem também que o governo continue negociando a equiparação das tabelas salariais de nível superior com a Lei 12.277/10, para que seja concedido o mesmo percentual de reajuste para os servidores de nível intermediário e auxiliar.

Com informações da Agência Brasil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp