Geral

Movimento contra construção de Usina Nuclear

Imagem Movimento contra construção de Usina Nuclear
No 7 de Setembro, manifestante reclama que o assunto é pouco discutido  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/09/2012, às 12h47   Terena Cardoso



“Usina nuclear é extremamente perigosa”, pontua Zoraide Vilas Boas, que luta já há algum tempo contra a construção de usinas nucleares no Brasil. “Atualmente temos duas usinas no Rio de Janeiro. O combustível que abastece essas usinas vem de uma mineração de urânio que fica em Caetité, cidade Baiana”, conta Zoraide, que se diz ‘filha de Caetité’.



De acordo com a manifestante, além de as usinas nucleares serem perigosas, são caras. “O urânio sai de Caetité e vem para o porto de Salvador. Daqui ele vai para a Europa para ser maximizado e depois retornar ao Rio de Janeiro, para enfim, servir de combustível. É desnecessário e muito perigoso”, relata Zoraide.

Ela, que não quis revelar a idade para o Bocão News, diz que desde sempre sente falta de se debater mais sobre o assunto. “O governo esconde esses acidentes. Às vezes eles ocorrem e nem ficamos sabendo. É um impacto muito grande quando esses dejetos vêm para o meio ambiente. Há a previsão de se construir mais oito usinas no Brasil e duas delas serão no Nordeste, sendo uma na Bahia. Se a população baiana soubesse do que se trata realmente, jamais iria permitir a construção das usinas”, pontua.

Zoraide estava nesta sexta-feira (7), no Grito dos Excluídos, no desfile do sete de setembro, colhendo assinaturas contra a construção dessas usinas. Para mais informações acesse: www.antinuclearbr.blogspot.com.


Foto Gilberto Jr // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp