Geral

Internacional Marítima assume sistema ferry boat com funcionários da TWB

Imagem Internacional Marítima assume sistema ferry boat com funcionários da TWB
Fiscais da Agerba e um interventor do órgão vão ficar no escritório antiga concessionária  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/09/2012, às 13h51   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Em coletiva realizada no final da manhã desta quinta-feira (20), o vice-governador da Bahia e secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra), Otto Alencar, revelou qual a posição do estado agora que a empresa que administrava o sistema ferry boat, TWB, foi afastada.

"O estado vai trabalhar para resolver a situação emergente, de urgência agora. E trabalhar para qualificar uma empresa que possa fazer um trabalho que corresponda às expectativas dos usuários", explicou o vice-governador. A decisão começou a valer na manhã de hoje depois que a ação do governo foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Alencar ainda detalhou quais serão as medidas tomadas com a saída da TWB do cenário. "Primeiro passo nós já fizemos que foi conseguir mandar para Base Naval de Aratu três barcos para recuperação. Todo trabalho necessário será feito para dar uma condição boa à população. Não podemos dizer que vamos sair dessa situação para uma melhor, demanda tempo. E quero muito a compreensão dos usuários", disse.

O representante da Seinfra garantiu ainda que os trabalhadores da concessionária não serão demitidos, apesar da declaração de caducidade do contrato firmado há sete anos entre o governo e a TWB. “Posso tranquilizar a todos os funcionários que estão trabalhando no sistema que não haverá demissões. O Estado assegurou que se responsabiliza por isso. Estou dando aqui a minha palavra”, garantiu.

De acordo com Alencar, a empresa 
que vai gerenciar o sistema ferry boat até que nova licitação seja feita será a Internacional Marítima, que tem sede em São Luís e atua com 1,2 mil empregados e opera 60 embarcações, das quais 27 são próprias. "Foi a que mais se interessou e mostrou uma proposta melhor para operar por seis meses. É uma empresa qualificada que opera em São Paulo e no Maranhão”, pontuou. A empresa vai administrar o sistema com reajuste de 5,11% nas passagens e taxa de retorno de 7,7%. 

Ainda durante a coletiva, Alencar criticou a gestão da TWB. "A empresa tinha uma gestão muito deficiente, tínhamos dificuldade para conhecer os números reais. Com essa intervenção, vamos ter condições de entrar na empresa para conhecer número por número, como os de passageiros e funcionários, por exemplo. Temos dúvidas dos dados fornecidos pela TWB", disparou.

O governo nomeou como interventor Bruno Amorim da Cruz, da Agência Estadual de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba ), autarquia do Estado.

Foto: Gilberto Júnior // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp