Geral

Polícia precisa mudar abordagem a negros, diz ministro

Imagem Polícia precisa mudar abordagem a negros, diz ministro
Segundo Gilberto Carvalho a forma que a polícia abordar o homem branco e negro é diferenciada  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/09/2012, às 14h38   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretária-Geral da República, e a ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, disseram nesta quarta (26) que a Polícia Civil e Militar precisam mudar o padrão de abordagem aos jovens negros.

Os ministros participaram do programa "Bom Dia Ministro", da TV estatal NBR, para falar sobre a primeira etapa do Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra, que será lançado em Alagoas, nesta quinta-feira (27). O objetivo do plano é reduzir o índice de homicídios de negros no país.

“A forma de a polícia abordar o homem branco e negro é diferenciada. É preciso que haja uma reeducação da Polícia Militar e Polícia Civil para mudar o padrão de abordagem, que já chega suspeitando que o negro é bandido”, disse Carvalho.

Segundo a ministra Luiza Bairros, um dos eixos do programa é a capacitação de profissionais que lidam com jovens, especialmente policiais.

“O que tem que fazer é um trabalho na linha do racismo institucional, verificar como determinados estereótipos e preconceitos racistas acabam determinando a forma como eles abordam diferentes tipos de população, e no caso da juventude negra, existe sempre uma tendência de associar o jovem negro ao bandido, ao criminoso”, disse a ministra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp