Geral

Advogado de feira rebate acusações sobre animais doentes

Imagem Advogado de feira rebate acusações sobre animais doentes
ONGs que ajuizaram denúncia contra feira de animais do Shopping Paralela prometem provar o que dizem  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/11/2012, às 07h41   Terena Cardoso (Twitter: @Terena_Cardoso)


FacebookTwitterWhatsApp

A feira de animais do Shopping Paralela, suspensa no último dia 31 de outubro sob suspeita de vender animais doentes, acabou. Mas no que depender das Ongs de proteção ao animal que impetraram a liminar de suspensão, ainda há “muito pano pra manga” nessa história.

O advogado da feira, Paulo Raoni, conseguiu fazer com que o evento voltasse a funcionar normalmente na quinta-feira (1º), por falta de provas por parte das Ongs. “O organizador quis garantir o funcionamento da feira. Depois de analisarmos o caso, vimos que eles só tinham suspeita de que os animais estavam doentes, não havia provas. Apresentamos ao Tribunal de Justiça todos os cartões de vacina e conseguimos voltar a funcionar”, conta Paulo, que ainda tem 15 dias para apresentar exames médicos provando que os animais não estão doentes. “Suspeita não impede feira de funcionar”, afirma.



Paulo Raoni tem 15 dias para provar que animais não estão doentes


Para Ana Rita Tavares, que ajuizou a denúncia, os animais estavam doentes e prometeu provar o que diz. “Nós temos fotos e depoimentos que vamos anexar ao processo que está na 13ª Vara Cível comprovando que tinha animal doente e até ferido lá. Eles conseguiram voltar a funcionar por meio de um agravo de instrumento na Justiça, mas ninguém foi pra lá sem provas, tanto que conseguimos suspender o evento”, diz a advogada da Ong Terra Verde Viva.

Vale ressaltar, que "agravo de instrumento" é utilizado para casos em que é previsto lesão grave e de difícil reparação, como é o caso da feira, que tem funcionamento previsto por tempo determinado.
"Eu utilizei esse recurso porque a feira foi suspensa sem que sequer fôssemos ouvidos", complementa Paulo.

Sem provas entre acusados e denunciantes, para o consumidor resta esperar. Nesse ínterim, o advogado diz que há preocupação dos vendedores em comercializar animais saudáveis. “Temos mais feiras programadas para janeiro do ano que vem e queremos que a população saiba que os comerciantes prezam pela saúde dos animais”, assegura.



A feira chegou a ser divulgada na página do Facebook do shopping


Em carta aberta, o departamento jurídico do evento presta esclarecimento à população.

“Em atenção à nota publicada neste sobre a suspensão judicial da exposição de animais realizada no Shopping Paralela, esclarecemos que, diferentemente do que foi veiculado neste site, todos animais comercializados na Feira estão devidamente vacinados e vermifugados, conforme documentação apresentada á Justiça.
 Assim, a Organização da Exposição vem informar que o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia revogou a liminar que impedia o funcionamento da Feira e, assim sendo, a mesma permanecerá em pleno funcionamento até o dia 04/11/2012, conforme programação, anteriormente divulgada.

‘A Ação Civil Pública foi fundada em ilações a respeito de supostas viroses a que os animais estava acometidos, sem, contudo ter sido apresentado no processo, um único documento que comprovasse tais enfermidades. Por essa razão a Justiça foi feita, tendo o Egrégio Tribunal de Justiça revogado a Liminar que impedia o funcionamento da Exposição’.  Esclarece o advogado da Organização do Evento, Dr. Paulo Raoni S. A. Mamédio.

Em relação à nota relacionada a supostos danos que teriam sido causados aos consumidores que adquiriram animais na Feira, esclarecemos que se algum consumidor, eventualmente, se sentir prejudicado, poderá procurar a Organização do evento para solucionar a questão, conforme dispõe cláusula constante no contrato celebrado quando da aquisição dos animais.

Por fim, a Organização do evento esclarece que atua no ramo de criação, exposição e venda de animais de pequeno porte há mais de doze anos, sem, nesse período, ter havido qualquer tipo de ocorrência que desabonasse sua conduta. Sempre prezando pela saúde dos animais e satisfação das pessoas que os adquirem.”


Fotos: Divulgação

Originalmente publicada às 12h:18 do dia 5/11

Matéria relacionada:
Suspensa feira no Shopping Paralela que vendia animais doentes

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp