Geral

Sujeira para todo lado no Alto do Abaeté

Imagem Sujeira para todo lado no Alto do Abaeté
Moradores reivindicam coleta mais intensa na região, que é massacrada pelo lixo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/12/2012, às 10h30   Terena Cardoso e Tony Silva (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Conteiners lotados e sujeira por todo lado. Essa é a aparência constante da Rua Alto do Abaeté, em Itapuã, segundo alguns moradores da região. Chateado, um leitor do Bocão News fez diversas fotos do descaso, que fica próximo da sede do bloco “Malê de Balê”.



Por email, ele se identificou apenas como “um morador indignado” e diz se sentir envergonhado com a má conservação de Salvador. “Tomei a liberdade de realizar esse levantamento fotográfico a fim de protestar contra a SESP e para mostrar o que é corriqueiro e normal nos bairros periféricos”, relata.



Em seus registros, além do acúmulo de lixo, há galhos de árvores e também entulhos que são queimados pelos moradores. “Nós ateamos fogo para ao menos amenizar a situação. Sabemos que a fumaça gerada incomoda, mas esta é a única solução adotada para diminuir a quantidade do lixo”, justifica.



Ainda indignado, o morador acusa a Secretaria de privilegiar outros bairros. “É sabido que nos bairros como Pituba, Ondina e Itaigara esse abandono não existe e muitas das vezes a rua é até lavada”, finalizou.

Coleta insuficiente

O sacerdote do terreiro Alloyá, Eurico Alcântara, de 53 anos, diz que a coleta feita pela Limpurb não é suficiente. “Eles recolhem o lixo uma vez ao dia, mas toda a região do Abaeté descarta dejetos aqui”, conta o morador que também assume os constantes fogaréus que dão cabo do lixo no local. “É necessário que se faça isso, porque o fedor nos prejudica. A escola Malê de Balê funciona na quadra da sede do bloco e diversas vezes foram interrompidas por conta do mau cheiro. Não podemos deixar as crianças expostas”, desabafa o morador.


Eurico Alcântara diz que coleta é insuficiente


Campo minado

Para piorar a situação de quem passa no local, os postes da região não funcionam muito bem, fazendo com que a população tenha que caminhar por um verdadeiro campo minado, já que o lixo espalhado praticamente interdita a rua. “A noite isso aqui é terrível e todo mundo acaba pisando no lixo”, conta Eurico.


Procurada, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), informou que na última semana houve uma denúncia sobre grande quantidade de entulho e lixo no mesmo local e alegou que os dejetos foram recolhidos com o auxílio de um comboio.



Por conta do fogo, conteiner foi totalmente destruído


No entanto, neste sábado (15), a reportagem do Bocão News esteve no local por volta das 16h e constatou que os dejetos continuam lá. Nesse caso, a assessoria de comunicação da Sesp garantiu providências que devem ser tomadas na segunda-feira (17). Veja nota oficial na íntegra:

"Com referencia matéria sobre entulho nas proximidade sede do MALÊ DE BALÊ, a Limpurb informa que, apesar de ter efetuado coleta dos resíduos sólidos, principalmente resto de poda e material de construção, a comunidade continua descartando entulho em grande quantidade. a qualquer hora do dia.  Providências já estão sendo adotadas para a regularização do problema. Quando ao contentor, a Limpurb enviará equipe ao local para avaliação técnica do equipamento."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp