Geral

No Natal, população de rua aumenta 40%

Imagem No Natal, população de rua aumenta 40%
Famílias vêm de cidades do entorno, se instalam, e algumas ficam até o Carnaval  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/12/2012, às 14h25   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Em Salvador, as ruas vazias por conta da evasão do Natal abrigam mais famílias carentes que deixam seus redutos na expectativa de que o tal espírito natalino encha de caridade aqueles que ficaram na cidade.


De acordo com Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) e a prefeitura de Salvador, este ano teve um aumento de 40% da população de rua no mês de dezembro.



 “São pessoas que vão para as ruas em busca de apoio. Também começam a chegar pessoas de outras cidades e do interior por conta do Carnaval e festas de largo”, explicou a presidente do MNPR, Maria Lúcia Pereira, para o Correio*.

 De acordo com a dirigente, os locais mais procurados na capital baiana são o Centro, Comércio, Largo dos Mares, Roma e Aquidabã. “São os pontos onde mais ocorrem doações. A maioria dessas pessoas é mulher porque elas querem um 'natalzinho' melhor. Há também um grande número de crianças”, revelou.



No último relatório do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), elaborado em 2008 pela Pesquisa Nacional sobre População de Rua e ainda usado hoje pela administração soteropolitana, há um público de 3.289 pessoas nas ruas da capital baiana.

A presidente do MNPR salienta que a contagem não leva em conta o período entre dezembro e março. “Tudo por conta dessas festas. Tem gente que fica para catar latinha, ser flanelinha, mas não é morador. Estão em situação de rua”, ponderou.

Para coordenadora de proteção especial da Secretaria Municipal do Trabalho, assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), Daniela Cova, as pessoas são levadas às ruas por vários motivos. “Não é uma causa apenas, é um somatório.

Têm os conflitos familiares, as drogas, o desemprego, a questão da habitação. Tem gente que, por conta do envolvimento com o tráfico, é obrigado a deixar sua casa e vai parar na rua”, observa. “No Natal, aumenta pela mendicância. As pessoas vêm de cidades do entorno, se instalam até o Natal e às vezes estendem até o Carnaval”, complementou.


Publicada no dia 25 de dezembro de 2012, ás 10h21

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp