Geral

Pais que adotaram crianças irregularmente em Monte Santo vão pagar indenização

Imagem Pais que adotaram crianças irregularmente em Monte Santo vão pagar indenização
Além disso, multa e honorários de advogados de defesa da família também serão pagos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/02/2013, às 08h02   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Os pais e as cinco crianças que foram adotas irregularmente em Monte Santo, na Bahia, deverão ser indenizados, segundo o juiz Luis Roberto Cappio. A decisão foi publicada na segunda (18), no Diário do Tribunal de Justiça do Estado. O valor da indenização ainda não foi estipulado.

Oito processos foram julgados improcedentes por Cappio, sendo quatro deles de adoção e quatro de destituição de poder familiar, todos de autoria das famílias que adotaram as crianças. O juiz ainda homologou uma desistência por parte de um dos autores do processo. Além da indenização que as famílias irão pagar aos pais e crianças de Monte Santo, as despesas dos honorários dos dois advogados de defesa, no valor de R$ 36 mil para cada um, também devem ser pagas pelas famílias adotivas.

Segundo o juiz, as adoções ocorreram com diversas irregularidades. "É uma postura inadimissível. Eles jamais poderiam ter agido dessa forma, ofendendo a família e procurando a intranquilidade do ambiente", afirmou em entrevista para o G1. "Foram sentenças que pontuaram deveres e condutas. Não há condições deles adotarem alguma criança. Tem que tirar os nomes dessas famílias dos cadastros de adoção", conclui. Ainda de acordo com Cappio, uma multa de R$ 3.600 também deve ser paga pelos autores do processo por terem agido de 'má fé'.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp