Geral

Clean Up Verão coleta e expõe lixo no Porto da Barra

Imagem Clean Up Verão coleta e expõe lixo no Porto da Barra
Ação mundial que visa a limpeza das praias acontece em Salvador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/02/2013, às 07h53   Redacção Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Neste domingo (24), o projeto Clean Up Verão iniciou uma difícil operação para tentar limpar a praia do Porto da Barra.



De acordo com o coordenador de Educação Ambiental, André Luiz, da Biota Aquática, o projeto que é realizado pelo Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática), visa sensibilizar a população em relação ao lixo marinho com ações de limpeza da areia e coleta de lixo submerso.




O evento acontece em todo o mundo e desde 2006, quando foram coletados mais de 15 toneladas de lixo marinho e contou com a participação de mais de 350 voluntários atingindo mais de 15.500 pessoas entre banhistas, ambulantes, mergulhadores e transeuntes somente na capital baiana.



Para realizar esta atividade, a Biota Aquática conta com um corpo de profissionais voluntários, como instrutores de mergulho, divemasters, biólogos, engenheiros sanitaristas e ambientais, educadores ambientais, profissionais de geociências e enfermeiros.



Diferente de outros anos que a ação acontece sempre em setembro, em 20013 o Clean Up acontece também logo depois do carnaval. “Esta foi a maneira que encontramos de agir de modo que as pessoas percebam montante de lixo que é produzido nas praias, principalmente  depois de um grande evento popular como o Carnaval”, pontuou o coordenador.



Veja mais fotos na galeria do site

Saiba mais sobre o projeto

Evento de sensibilização com relação ao lixo marinho com ações de limpeza da areia da praia, coleta de lixo submerso, intervenções com os banhistas, etc.
Descrição
O carnaval de Salvador gera muito lixo, em 2011 foi gerado cerca de 1.393 toneladas e uma boa parte deste lixo acaba por parar em baixo d´água já que a festa acontece à beira mar.

O lixo marinho gerado no carnaval já foi alvo de muitas denúncias como um e-mail com fotos intitulado O Fundo da Folia gerado em 2010, que virou um post no site do Global Garbage e que ainda hoje recebemos em nossas caixas de e-mail.

O Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) vem desde 2006 atuando na realização de ações de sensibilização com relação ao lixo marinho, sendo a mais emblemática o Cleanup Day Bahia que é realizado todo ano no mês de setembro, no dia mundial de limpeza de praias que ocorre no período de verão do hemisfério norte.

Desde 2006 foram coletados mais de 15 toneladas de lixo marinho com a participação de mais de 350 voluntários atingindo mais de 15.500 pessoas entre banhistas, ambulantes, mergulhadores e transeuntes, em eventos que tem como principal característica a sensibilização ambiental, além do objetivo da coleta de dados científicos importantes para a proposição de políticas públicas.

Todos os resíduos coletados durante as ações são triados de acordo com os métodos sugeridos nos protocolos do The Ocean Conservancy, Clean-Up the World, Project A.W.A.R.E. Foundation, UNEP (United Nations Environment Programme) e protocolos sugeridos em estudos científicos.

Todos os dados obtidos durante os eventos realizados pela Biota Aquática são incorporados aosbancos de dados sobre o lixo marinho do The Ocean Conservancy, Clean-Up the World e Project A.W.A.R.E. Foundation, bancos de dados públicos que são alimentados com os dados obtidos em eventos desta natureza organizados em todo o mundo.

O Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática), por ser um centro de pesquisas e uma prestadora de serviços na área de mergulho científico e recreacional conta em seu staff e no corpo de voluntários profissionais altamente qualificados para a realização desta atividade, tais como instrutores de mergulho, divemasters, biólogos, engenheiros sanitaristas e ambientais, educadores ambientais, profissionais de goeciências, enfermeiros, entre outros.


Fotos: Roberto Viana //  Bocão News


Nota originalmente publicada às 13h51 do dia 24/02

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp