Geral

Agentes ameaçam greve no Presídio em Conquista

Blog do Anderson
Superlotação é o motivo da paralisação  |   Bnews - Divulgação Blog do Anderson

Publicado em 15/04/2013, às 20h30   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Os servidores do presídio Nilton Gonçalves em Vitória da Conquista ameaçam paralisar as atividades na próxima quinta-feira (18), devido às más condições de trabalho no local. O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (SINSPEB) e os servidores do Presídio querem a transferência de presos, devido à superlotação do espaço. O presídio tem capacidade de abrigar 137 internos, mas mantém 352 custodiados.

De acordo com o Blog do Anderson, caso a solicitação não seja atendida pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap-BA) a paralisação é certa. O diretor do SINSPEB, Edfran Silva, afirma que com a criação do Comitê Gestor de Segurança do Presídio Nilton Gonçalves ficou estabelecido um teto máximo de 310 detentos, que apesar de ser um número alto, nos últimos trinta dias a condição excedeu para 215 a mais da capacidade normal e a 42 fora do acordo.

“Não temos condições de suportar essas condições, haja vista as questões de ordens estruturais e até mesmo de pessoal que fragiliza a segurança dessa unidade. Isso sem falar de termos oito, nove preso numa cela que cabe apenas dois, possibilita também o contágio de doenças infectocontagiosas, inclusive aos visitantes”, comentou Silva.

De acordo com o diretor do Presídio Nilton Gonçalves, Joir Sala, as portas estão fechadas para a entrada de novos presos até que se amenize a situação, ação que teve inicio na última sexta-feira (15).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp