Geral

Número de mortes aumenta no Rio de Janeiro

Imagem Número de mortes aumenta no Rio de Janeiro
Em Teresópolis, região Serrana, morreram 89 somente nesta terça-feira  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/01/2011, às 16h42   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O número de mortos pela chuva na Região Serrana do Rio de Janeiro subiu para 119 pessoas após serem somadas as mortes confirmadas pela prefeitura de Teresópolis. De acordo com o G1, em Teresópolis morreram 89 pessoas em consequência da chuva iniciada na noite de terça (11). 

 O governo do estado colocou quase mil agentes dos bombeiros e da Defesa Civil ainda trabalham na tentativa de encontrar desaparecidos em meio aos escombros. O secretário do Ambiente do estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, classificou a chuva que começou na terça-feira (11), como a "maior catástrofe da história de Teresópolis". “Não foi possível escolher o que ia cair. Casa de rico, casa de pobre. Tudo foi destruído”, disse a empregada doméstica de 27 anos, Fernanda Carvalho.

Os desabrigados foram levados a um ginásio, no Centro de Teresópolis, com capacidade para 800 pessoas, e um galpão no Bairro Meudon, onde podem ser alojadas 400 pessoas. Cerca 2 mil pessoas devem ser levadas para estes locais.

Em Nova Friburgo, a Secretaria Estadual de Defesa Civil confirmou que os três bombeiros soterrados durante um resgate morreram. No mesmo município da Região Serrana, outras quatro pessoas não resistiram, chegando a sete o número de mortes. A chuva deixou a cidade sem sinal de telefonia, sem luz e sem transporte. Moradores perambulam pela cidade cheia de lama sem saber o que fazer.

Em resposta a um pedido do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a Marinha colocou à disposição dois helicópteros para o transporte de pessoal e equipamentos dos bombeiros.

O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, está na Região Serrana acompanhando o trabalho de resgate a vítimas. Pelo Twitter, o governo do estado informou que helicópteros estão sendo mobilizados para o transporte das equipes da Defesa Civil estadual e de equipamentos para reforçar os trabalhos de resgate na Região Serrana.

No distrito de Itaipava, a água atingiu dois metros e meio de altura em alguns pontos da região. A Defesa Civil da prefeitura de Petrópolis explica que “toda vez que chove muito nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, a água que desce da serra provoca o transbordamento do rio Santo Antônio, causando os alagamentos”.

As informações são do G1.
Fotos: Imagens Globo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp