Geral

Não é censura à imprensa, diz Robinson Almeida

Publicado em 18/01/2011, às 10h28   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Em entrevista ao Programa do Bocão na manhã desta terça-feira (18), assessor chefe de Comunicação do governo (Agecom), Robinson Almeida, negou que a Secretaria de Segurança Pública (SSP), esteja censurando ou sonegando as informações relativas à violência em Salvador e Região Metropolitana.

Vários veículos de imprensa têm reclamado que o site criado pela SSP para divulgar os crimes praticados na capital baiana, em substituição à Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), traz apenas o registro dos homicídios com os nomes das vítimas e os bairros onde os crimes foram praticados, sem maiores detalhes. A mordaça à imprensa foi imposta após a Centel registrar 30 homicídios em um único final de semana, número muito acima da média.

Para Robinson Almeida, porém, não há censura na medida tomada pelo secretário de Segurança Pública, César Nunes, cuja substituição foi anunciada pelo governador Jaques Wagner nesta segunda-feira (17). Almeida alega que a decisão de centralizar a divulgação das ocorrências policiais no site da SSP é uma forma de dar mais “transparência” e exatidão às informações que são repassadas à população.

“Muitas vezes a imprensa divulgava um boato, uma informação imprecisa. Esse esforço que foi feito pelo secretário [César Nunes] é para dar uma informação com mais segurança e em tempo real. A informação era pega no teleatendimento, sem nenhuma precisão”, argumentou.

Segundo o secretário, a Centel passava os dados sobre as ocorrências policiais para os veículos de comunicação antes da checagem pela policía, o que acabava gerando boatos e inflando os números da violência. Mesmo justificando e exaltando a medida restritiva, Almeida recuou e admitiu a possibilidade de revê-la e se comprometeu em avaliar pessoalmente a sistemática de divulgação com ao novo secretário de Segurança Publica, Maurício Barbosa.

Este ano, somente nos primeiros fins de semana, a SSP contabilizou 30 homicídios. Segundo reportagem da Globo News, até o dia 10 foram 55 assassinatos em Salvador e RMS. O número foi divulgado em rede nacional e parece que incomodou. Logo pela manhã, a equipe do Bocão News tentou apurar dados de violência com a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), mas segundo agentes de plantão no dia (quarta-feira, 12), eles estavam proibidos de informar as ocorrências. Em contato com a SSP, a assessoria de Comunicação alegou que houve uma falha na comunicação interna, e que logo tudo estaria normalizado.

O fato é que os dados apontados pela imprensa causou estardalhaço. Ou seja, a violência que já acontece em Salvador só foi vista como um problema quando saiu das estatísticas para a rede nacional.  A equipe do Bocão News também tentou contato com o secretário de Segurança Pública, César Nunes, que não atendeu o celular nem retornou as chamadas.





Com informações da Rádio Sociedade/Bocão News


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp