Geral

Chuva: mais de 150 registros de emergência em cinco dias

Imagem Chuva: mais de 150 registros de emergência em cinco dias
Leitores do Bocão News denunciam problemas em Alto do Coqueirinho e Ribeira   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/06/2013, às 04h07   Fabíola Lima e Juliana Costa


FacebookTwitterWhatsApp

Neste sábado (8), segundo a Codesal, até as 11h35 o órgão recebeu apenas três solicitações de emergência. Foram duas ameaças de desabamento de imóvel e uma ameaça de deslizamento de terra, sem registro de feridos. Mas, ao longo da semana foram mais de 150 ligações de pessoas que moram em áreas de riscos e enfrentam diferentes problemas com a chuva na capital baiana.

E os famigerados problemas parecem não ter fim. Diariamente a reportagem do Bocão News recebe denúncias de leitores que apontam alagamentos, buracos e outros estragos.



Os moradores do Alto do Coqueirinho também estão sofrendo com os problemas causados pela chuva. Apesar de reclamarem desde o mês de março, a situação se agravou nos últimos dias. Os moradores convivem diariamente com uma cratera aberta depois de alguns serviços da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Mas de acordo com a moradora Ana Paula Silva, a situação piorou e foram encaminhados para a Superintendência de Conservação e Obras Públicas de Salvador (Sucop).



“Desde o dia 25 de março venho protocolando reclamações na Embasa. Até chegaram a fazer o serviço, mas muito ruim. O buraco abriu de novo e não nos informaram que tínhamos que procurar a Sucop. Só esta semana é que conseguimos abrir um chamado na superintendência que nos deu um prazo de 15 dias, mas não aguentamos mais. Com a chuva a rua está pior, o esgoto fica a nossa porta, as crianças não podem sair de casa. Já são quase três meses nessa situação, um jogando para o outro”, reclama a moradora.



No bairro da Ribeira, na Travessa Domingues Rabelo, na Cidade Baixa, o caso não é diferente. Segundo André Luiz, a orla do bairro e ruas paralelas parecem abandonadas. Basta chover para os moradores enfrentarem problemas de alagamentos nas vias. “Um descaso total com o povo, ou eleitores como eles costumam nos enxergar. Afinal, em época de campanha muitos aparecem por aqui para conseguir votos. Espero que possam ao menos cumprir com a obrigação que cuidar da cidade, já que dizem que nos representam”, disparou Luiz contra os dirigentes no município.

Medidas - Em matéria sobre os problemas causados pela chuva, o secretário de Infraestrutura e Transportes do município, José Carlos Aleluia, confirmou investimento já anunciado pelo secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana para a disponibilização de R$ 33 milhões, pelo Governo Federal para investimentos em obras de pavimentação. "Tapa buracos é um paliativo. Tem que pavimentar. A malha viária de Salvador é péssima e por isso precisamos de tempo bom e investimentos para que em três a quatro anos possamos estar preparados para a chuva", explicou.

Fotos: Leitor Bocão News

Publicada dia 8 de junho, às 12h41

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp