Geral

Ilhéus: manifestantes recebem doações de alimentos e água

Imagem Ilhéus: manifestantes recebem doações de alimentos e água
Eles prometem deixar a sede da prefeitura quando forem atendidos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/07/2013, às 16h02   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Manifestantes já ocupam há mais de 10 horas o Palácio Paranaguá, sede da prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia. A ação, que começou por volta do meio dia da última terça-feira (16), tem como principal objetivo reivindicar pela redução da passagem de ônibus. O grupo, liderado pelo movimento Reúne Ilhéus, quer que os balancetes das empresas Viametro e São Miguel sejam entregues à comunidade. Doações de alimentos e água estão sendo feitas para que os manifestantes consigam passar a madrugada em frente à prefeitura.
De acordo com informações do site Bahia Online, os estudantes vão resistir e asseguram que estão preparados para só deixar as dependências da Prefeitura quando tiverem em mãos as planilhas usadas pelas empresas e prefeitura para calcular o preço da tarifa do transporte coletivo. No início da noite de ontem, um oficial da Polícia Militar tentou negociar com os manifestantes, todos ligados ao Movimento Reúne Ilhéus, mas eles não abriram mão de continuar com o protesto.
Por volta das 9 e meia da noite, a única viatura da PM que permanecia à porta do Palácio foi embora. Os estudantes ocupam o Palácio ao lado dos Guardas Municipais que estão garantindo a preservação do patrimônio público. Essa, por sinal, é a rotina dos guardas. Até porque o clima é de tranquilidade no local.
Cerca de 60 estudantes estão acampados nas salas e gabinetes, número muito acima da divulgação do governo que, de forma extra-oficial, falava em "gatos pingados". Muitos lêem livros, outros passam o tempo tocando violão. Um serviço de Internet foi montado para acompanhar as publicações em sites e blogs e alimentar as redes sociais com informações a respeito da ocupação.
A todo momento, a população, solidária ao manifesto, leva alimentos e água. O estoque está garantido para mais alguns dias. Até água para banho está sendo levada em baldes já que o abastecimento foi cortado no prédio. Quem está do lado de fora tenta aglutinar mais pessoas, em cursinhos e escolas públicas, para "dar força" ao ato.

Informações do site Bahia Online

Publicada no dia 16 de julho de 2013, às 06h35

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp