Geral

Familiares e amigos velam corpo de França Teixeira

Roberto Viana
Primeira dama do Estado, Fátima Mendonça, acompanhou a cerimônia  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana

Publicado em 19/07/2013, às 08h14   Juliana Costa (Twitter: @julianafrcosta)


FacebookTwitterWhatsApp

Na tarde desta quinta-feira (18), o corpo do conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia, França Teixeira, foi velado no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. Familiares e amigos, bastante emocionados, falaram da perda do radialista e jornalista. A primeira dama do Estado, Fátima Mendonça, também esteve no velório para apoiar a família.

O governador Jaques Wagner encaminhou mensagem de pesar à família. O governador lembrou a trajetória de França Teixeira na área política, sua atuação no Tribunal de Contas do Estado e os tempos, no final dos anos 60 e década de 70, em que ele se destacou como comunicador no rádio e na TV.

Teixeira morreu manhã desta quinta-feira (18), dentro de casa, aos 69 anos. “É uma perda irreparável. Trabalhei com ele por 20 anos e sempre foi um grande companheiro. Com seu jeito incomum, aprendemos muito durante esses anos”, lamenta o amigo Luciano Simões.

O conselheiro Fernando Vita prestou uma homenagem na sessão do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), desta quinta-feira (18). Emocionado, Vita disse que “França foi quem descobriu o telefone valorizando a comunicação radiofônica”, e que “se ele o fizesse nos tempos atuais com tantas ferramentas modernas, seria um fenômeno muito maior do que foi”.

França também foi locutor esportivo, apresentador das rádios Excelsior, Cruzeiro, Cultura e Sociedade da Bahia, apresentador do programa França Teixeira - Profissão Repórter, na TV Itapoan. O jornalista foi considerado um dos maiores comunicadores de sua geração na Bahia e no Brasil.

Nascido e criado no bairro da Liberdade, França Teixeira foi sócio-fundador da Rádio Clube de Salvador, da Rádio Clube de Santo Antonio de Jesus e da Rádio Clube Rio do Ouro, em Jacobina. Foi colunista do jornal A Tarde e, recentemente, colaborava com uma coluna no jornal Tribuna da Bahia. Foi também Comendador da Ordem do Mérito da Bahia, deputado federal, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados e deputado federal Constituinte.

Ele também seguiu carreira política e foi eleito duas vezes deputado federal em 1983 e 1987. Chegou a se candidatar a prefeito de Salvador em 1989, mas não foi eleito.

Nota originalmente postada às 17h do dia 17

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp