Geral

Prefeitura anuncia divulgação de resultado concurso

Imagem Prefeitura anuncia divulgação de resultado concurso
Serão convocados mais de 1600 professores, 200 coordenadores pedagógicos e 300 merendeiras  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/01/2011, às 21h29   Ivana Braga



No mesmo dia em que representantes da APLB/Sindicato tentaram um encontro com o prefeito de Salvador, João Henrique, para tratar da situação da rede municipal de ensino, ameaçando, inclusive a possibilidade de atrasar o início do ano letivo com paralisação, a prefeitura de Salvador anunciou a divulgação em 14 de fevereiro, do resultado do último concurso público para professor da rede municipal de ensino, realizado em 17 de outubro de 2010.

Conforme o secretário da Educação, João Carlos Bacelar, a divulgação do resultado e a convocação dos aprovados não tem nada a ver com a ameaça de greve por parte dos professores da rede municipal.

De acordo com o secretário, que recebeu representantes da APLB na manhã desta terça-feira (25), serão chamados 1.625 professores, 200 coordenadores pedagógicos e 300 merendeiras.

Apesar disso, as contratações anunciadas não irão interferir no início deste ano letivo, previsto para 14 de fevereiro. Isso porque, explicou Bacelar, os convocados tem prazo de 90 dias para se apresentarem.

Para não correr o risco de não ter professor em sala de aula, o secretário já anunciou ao sindicato que irá contratar estagiários, reconhecendo que faltam professores. “Não abro mão de iniciar as aulas dentro do prazo e proporcionar as condições necessárias”, assinalou o secretário.

Ele informou ainda ter assumido compromisso com a APLB/Sindicato de que até o início das aulas estará regularizada a situação do pagamento dos terceirizados e a questão da segurança interna das escolas. Quanto à questão da segurança externa, deixou claro que nada pode fazer com relação a isso, responsabilidade do governo do estado.

O dossiê sobre as condições físicas das escolas municipais prometido pela APLB/Sindicato não foi entregue ao secretário, segundo Bacelar. Ele disse não precisar desse documento porque sabe que tem escola sem condições de funcionamento. “Minha garantia é que não ficará um aluno fora da sala de aula, nem faremos rodízio, isso é ridículo”, assinalou.

João Carlos Bacelar prometeu promover esforços para assegurar o reinício do período letivo dentro da maior tranqüilidade, com material escolar, professores. “Vamos alugar espaço garantir as condições necessárias para o reinício das aulas”, garantiu, assinalando não abrir mão dos 200 dias letivos.

Antes da convocação dos aprovados nesse último concurso, a prefeitura de Salvador havia chamado, até o ano de 2008, segundo informe da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), 4.530 professores que foram aprovados em processo seletivo realizado em 2003, que previa a contratação imediata de 1.620 docentes. 

Em 2004, a Prefeitura também realizou um concurso público para a função de coordenador pedagógico. Nesse caso, foram abertas inicialmente 432 vagas, com 1.093 aprovados convocados durante o período de vigência do processo seletivo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp