Geral

Mata de São João: fiscais da prefeitura humilham ambulantes

Imagem Mata de São João: fiscais da prefeitura humilham ambulantes
Caso aconteceu no último fim de semana e chocou moradores e turistas   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 31/07/2013, às 23h58   Redação Bocão News (twitter: bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um caso de humilhação  e desrespeito chegou até a redação do site Bocão News após chocar moradores e turistas que estiveram na Praia do Forte, em Mata de São João, no sábado (27).
Cinco vendedores de cocada andavam pelas vias públicas de Praia do Forte vendendo seus produtos quando foram abordados por seguranças e por um policial a paisana, identificado como Adailton Dórea (marcado na foto abaixo), lotado na 53ª CIPM de Mata de São João. 

Diante da cena, turistas e curiosos se aproximaram para entender o que estava acontecendo. Segundo testemunhas que entraram em contato com o Bocão News, Dórea teria agredido verbalmente cocadeiros e turistas.

Após a confusão, as partes envolvidas foram conduzidas ao módulo sede da segurança de Praia do Forte. Os cocadeiros: Luciana Cristóvão Alves, Jucilene Santos da Conceição, Cintia Cristóvão Alves, Felipe Cristóvão Coutinho, Maria Adenildes Cristóvão Neves, tiveram suas mercadorias confiscadas. O termo de infração expedido pela equipe de segurança com papel timbrado da Prefeitura de Mata de São João traz o seguinte relato: “em obediência à determinação da Coordenação Geral de Fiscalização e na forma da Lei nº 289/2006, art.328 – Código de Policia Administrativa, estamos apresentando os matérias e/ou equipamentos abaixo relacionados” assinaram o termo de infração os seguintes seguranças: Moisés Carneiro Bouça, Carlos Eduardo Santos e Roberto Freitas.

No total foram apreendidas 69 cocadas o que representa o valor de R$ 207,00 (duzentos e sete reais). Vale salientar que pelo menos 20 (vinte) pessoas vendem cocadas em Praia do Forte ao longo dos últimos 15 (quinze) anos, e que esta atividade é a única fonte de renda dessas famílias.

Mas, o que despertou a atenção dos denunciantes é o fato de que o homem identificado como Dórea é policial e também trabalha na Prefeitura Municipal de Mata de São João, após ser nomeado como funcionário público. A reportagem buscou contato junto à prefeitura de Mata de São João afim de esclarecer o verdadeiro papel do acusado e qual o posicionamento do município com relação ao trabalho destes vendedores. Ninguém foi encontrado para comentar o assunto.

Para a turista Angélica Lemos de Santa Catarina, é lamentável que situações como estas estejam acontecendo em um lugar conhecido mundialmente como a Praia do Forte. “eu vim aqui para curtir toda essa beleza que Praia do Forte tem, fiquei horrorizada diante da truculência e arbitrariedade promovida por esses fiscais despreparados, fui agredida e desrespeitada por estes, imaginem que na qualidade de turista indiretamente pagamos seus salários e divulgamos o local”.

A cena lamentável foi testemunhada por Mauricio Gamboa, 73 anos, membro do conselho de segurança de Monte Gordo, Ramille Cravo, moradora do distrito de origem dos cocoadeiros, Quilson Reis Santos, Angélica Lemos (turista), além do repórter Evanildo Lima (Vaninho).
Com informações do Informe Camaçari

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp