Geral

Argentina critica campanha brasileira

Imagem Argentina critica campanha brasileira
Publicidade de Barretos mostra o mosquito transmissor com uma camisa do país vizinho  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/01/2011, às 18h35   Redação Bocão News




Enquanto fazia uma visita nesta quarta-feira (26) à localidade argentina de Aguas Blancas, fronteiriça com a Bolívia, no marco de uma campanha contra a dengue, o ministro da Saúde argentino, Juan Manzur, questionou uma publicidade contra a doença feita pela cidade de Barretos (SP) na qual o mosquito usa uma camisa da Argentina.

Com o título "Vamos vencer este jogo", a propaganda mostra o mosquito Aedes aegypti, com a camisa da Argentina. “Vamos falar com os colegas e as autoridades sanitárias do Brasil, obviamente, porque é uma situação que não tem nada a ver com a realidade”, disse.

O Brasil notificou até outubro do ano passado 936 mil casos de dengue no país e 598 mortes suspeitas. Embora os números ainda não estejam fechados, eles indicam um ano recorde de casos e mortes.

“O Brasil tem uma quantidade realmente grande de casos, a tal ponto que a informação fornecida por eles mesmos está superando 1 milhão de pacientes. Há um velho ditado que diz que saúde não tem fronteiras”, finaliza o Manzur.

Por outro lado, o diretor do Departamento de Comunicação da prefeitura de Barretos (SP), Marcelo Murta, afirmou nesta quinta-feira que a peça da campanha de combate à dengue, criada pelo município, não foi elaborada em forma de ofensa ao país vizinho. "Não tivemos nenhuma intenção de ofender o povo argentino", afirmou.

Murta ainda contou que as campanhas da administração municipal têm "um histórico de polêmicas" para chamar a atenção da população para temas importantes. Segundo ele, uma imagem de um paciente com dengue hemorrágica usada no ano passado também gerou comentários pelo tom da campanha.

De acordo com o diretor, que já deu entrevista a uma rádio do país vizinho e teve que se explicar ao consulado argentino, as imagens foram colocadas em outdoors na cidade na primeira semana de janeiro. De acordo com ele, a segunda fase da campanha será exposta na próxima semana e um dos temas continuará sendo o futebol, os demais são relativos a cuidados com crianças e com o verão, já que é maior a incidência da doença nesta época do ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp